0
 

A equipe esportiva da Universidade da Amazônia (UNAMA) alcançou desempenho de destaque na primeira semana dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS 2025), que estão sendo realizados em Natal (RN). Entre as modalidades disputadas, os atletas da instituição garantiram 15 medalhas, somando ouros e pratas nas competições de Judô e Jiu-Jitsu, disputadas na quinta, 9 de outubro e sexta-feira, 10 de outubro.

Considerado o maior evento universitário da América Latina, o JUBS é promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e reúne competidores de alto rendimento de todo o país. As provas avaliam critérios como técnica, força, resistência e nível de dificuldade, servindo como vitrine nacional para jovens talentos do esporte universitário.

Nos jogos de terça (7) e quarta-feira (8), os atletas da UNAMA brilharam nos tatames do Judô. Os campeões de ouro foram Marcelo Gomes, Ana Damasceno e Jefferson Santos, que venceram nas categorias individual e absoluto. A judoca Ana Damasceno ainda conquistou medalha de prata em sua categoria individual, enquanto Igor Machado e Daniel Nazaré também subiram ao pódio com pratas em suas respectivas disputas. A delegação encerrou o dia com mais um resultado de destaque: a atleta Kamilly Barbosa conquistou o bronze, completando o quadro de medalhas da equipe na modalidade.

No Jiu-Jitsu, a UNAMA manteve o bom desempenho. Os estudantes Guilherme Oliveira, Nivia Barros e Kauanne Máximo garantiram medalhas de ouro na categoria individual, a atleta Yume “Pitbull” teve uma atuação de destaque, conquistando o 1º lugar no Absoluto Marrom e Preta e o 2º lugar na categoria até 69 kg e o atleta Gabriel Pantoja foi premiado com medalha de bronze.

Screenshot

Além dos títulos individuais, a UNAMA foi reconhecida pelo desempenho coletivo: dois ouros por equipe (geral) no Judô masculina, uma prata na equipe feminina e duas pratas no Jiu-Jitsu.

Os resultados refletem o trabalho contínuo da Coordenação de Esporte da UNAMA, liderada por Denilson Palheta, responsável pelo programa Bolsa Atleta, que incentiva estudantes de graduação e pós-graduação a desenvolverem suas carreiras esportivas de alto rendimento. “Nossos atletas se preparam o ano inteiro para o JUBS. Sabemos da capacidade deles e o JUBS têm nos mostrado que eles são dignos de estar entre os melhores. Estamos orgulhosos de ter profissionais tão dedicados representando a UNAMA”, afirmou o coordenador.

A delegação parauara segue firme nas disputas da segunda semana da competição, que continua até 18 de novembro, com participações nas modalidades de Basquete, Handebol Feminino, Voleibol, Basquetebol Masculino, Futsal Feminino, Karatê e Natação. A expectativa é de novas conquistas.

Com informações de Quézia Dias/Ascom UNAMA

Foto: Luíza Fruet (SER EDUCACIONAL)

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Ilhas de Belém clamam por saneamento básico

Anterior

Embarcação Uiara fará monitoramento dos rios da Amazônia

Próximo

Você pode gostar

Mais de Esporte

Comentários