0

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) anunciou nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a lista dos aprovados na primeira chamada para o Processo Seletivo Regular (PSR) de 2025 que recebeu, ao todo 17.371 inscrições.

Para a reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, o PSR 2025 é um novo ciclo para a instituição e para a região Oeste do Pará com a retomada de um número expressivo de inscritos. Além disso, a maioria dos calouros ingressará por meio de uma política diferenciada que atende à nova Lei de Cotas.

A graduação em Medicina foi a mais disputada, com 9.463 inscritos – que equivale a 262,86 candidatos por vaga. Em segundo lugar, as graduações em Direito (35,93 candidatos por vaga), Farmácia (19,17 candidatos por vaga), Pedagogia (10,3 candidatos por vaga) e Ciências da Computação (11,67 candidatos por vaga). A classificação teve base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 1.520 vagas foram distribuídas entre os 44 cursos de graduação oferecidas nos campi de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

Estudantes da rede pública de ensino têm grande representatividade entre os aprovados, como Igor Ferreira Barreto, de 19 anos, que foi aceito na primeira turma de Medicina, Otávio José Durigon, de 17 anos, aprovado em Agronomia, e Paula Chaiane Silva de Lima, de 18 anos, aprovada para o curso de Zootecnia.

Os aprovados têm de se dirigir, entre 17 e 21 de fevereiro, das 9h às 12h, ao Auditório da Unidade Tapajós em Santarém e nos outros campi regionais, para a entrega dos documentos obrigatórios, necessários para o vínculo institucional. A previsão é de que as aulas do primeiro semestre de 2025 comecem no dia 3 de abril.

Os não classificados na primeira chamada que querem continuar concorrendo às vagas remanescentes devem manifestar interesse até 28 de fevereiro no site da Ufopa. A manifestação não assegura a vaga, mas é um pré-requisito para continuar no processo de seleção.

A heteroidentificação é uma das etapas compulsórias para os candidatos autodeclarados pardo ou preto que integram os grupos de cotas G1 e G5. O processo vai ocorrer presencialmente nos dias 10 e 12 de fevereiro, em locais ainda a serem determinados. A falta de comparecimento ou não confirmação da autodeclaração vai implicar na desclassificação do candidato.

Para os candidatos com deficiência, a comprovação da sua condição será realizada através de laudo pericial, emitido após avaliação médica realizada entre os dias 3 e 14 de fevereiro, com agendamento prévio via e-mail.

Para ler o edital de convocação e o manual de habilitação, assim como para conferir todas as informações e orientações, os candidatos devem acessar o site da Ufopa.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Coçar pode fazer bem, aponta estudo

Anterior

Juíza federal foi à Seduc ouvir indígenas

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários