Publicado em: 1 de setembro de 2025
Com o avanço da idade, o corpo feminino passa por diversas mudanças que podem impactar a saúde e a qualidade de vida. Entre elas, a perda progressiva de massa muscular, força e mobilidade, fatores que comprometem a independência e o bem-estar.
Pesquisas recentes destacam que o treinamento resistido é uma das estratégias mais eficazes para combater esses efeitos do envelhecimento. Tradicionalmente, o treinamento resistido é realizado com equipamentos específicos, como máquinas ou pesos livres, que nem sempre estão acessíveis para todas as pessoas, especialmente para aquelas com rotina atribulada ou dificuldade de acesso a academias de ginastica.
Neste cenário, o treinamento resistido com elásticos (TRE) surge como uma alternativa prática, acessível e eficiente. Utilizando faixas elásticas de resistência, essa modalidade pode ser realizada em casa, no trabalho ou em qualquer lugar, pois esses equipamentos são baratos e portáteis.
Um estudo clínico recente comparou os efeitos do TRE com o treinamento resistido convencional em mulheres idosas e constatou que ambos os métodos promovem melhorias semelhantes na capacidade funcional. Ou seja, na facilidade para realizar atividades do dia a dia, como se levantar da cadeira, carregar objetos e caminhar com agilidade. Além disso, foram demonstrados benefícios cardiovasculares, como a redução da frequência cardíaca em repouso.
Esses achados são especialmente relevantes para mulheres a partir dos 40 anos, fase em que o declínio muscular começa a acelerar e a prevenção se torna fundamental para manter a autonomia, saúde e qualidade de vida.
Além dos benefícios físicos, o treinamento com elásticos permite executar exercícios variados, controlar a intensidade da carga de forma intuitiva, utilizando a percepção do esforço, o que facilita a adesão e a segurança dos praticantes.
Para mulheres que buscam um método eficiente, que caiba na rotina e ofereça resultados comprovados, o treinamento resistido com elásticos, mesmo na dose mínima de 2 vezes por semana, pode ser uma excelente opção para fortalecer os músculos, proteger o coração e garantir mais qualidade de vida.
Nesse contexto, o que garante resultados é ter uma boa orientação e manter a constância nos treinos. São esses dois fatores, juntos, que transformam o esforço dedicado em evolução, e permitem desfrutar dos benefícios do exercício físico.
Souza, D., Barbalho, M., Vieira, C. A., Martins, W. R., Cadore, E. L., & Gentil, P. (2019). Minimal dose resistance training with elastic tubes promotes functional and cardiovascular benefits to older women. Experimental gerontology, 115, 132–138. https://doi.org/10.1016/j.exger.2018.12.001
Comentários