Barcos regionais a motor, veleiros, vigilengas, rabetas, bajaras, canoas ubás, igarités, catraias, botes fazem parte da memória afetiva, produtiva e econômica parauara, navegando pelo oceano Atlântico, baías, rios que mais parecem mares, lagos, igarapés, furos, estreitos, igapós e campos alagados…

Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Torneio de Pesca Esportiva em Oriximiná

O VI Campeonato de Pesca Esportiva movimentou este fim de semana em Oriximiná. Organizado por Wanderley Sarubi e Silvio Printes, entre outros, o evento envolveu muita gente e atraiu pescadores da região e de fora. Silvano de Souza Andrade, presidente da Mineração Rio do Norte S.A, também participou da competição, que começou na sexta-feira à noite, com a entrega dos kits dos competidores e um “baile do pescador”. Teve shows de bandas locais, concurso ao título de rainha e outras atrações, além da pesca do tucunaré. 

A pesca esportiva é a modalidade na qual o peixe é capturado e devolvido ao rio, um segmento do ecoturismo que dia após dia ganha mais adeptos pelo Brasil. Em Oriximiná, o Campeonato é promovido pela Associação de Pescadores Amadores de Oriximiná (ASPAMO), voltado à pescaria do tucunaré e vem escrevendo sua história na prática do pesque e solte. 

Ontem,  largada foi às 6h da matina e encerrou às 18h. O torneio foi restrito a três comunidades do Lago Sapucuá: Casinha, Amapá e São Francisco (Curral Velho). O valor da inscrição foi R$ 120, mas idosos puderam participar pagando só o kit.
A entrega da premiação é hoje, a partir das 16h, quando também haverá o desfile de candidatas ao título Garota Tucunaré. Os vencedores do torneio, do 1º ao 5º lugar, ganharão um motor de 15HP, um motor 15HP, um casco de alumínio de 6 metros, uma novilha Nelore e um motor tipo rabeta, respectivamente.

Confiram as fotos do evento, feitas por Francisco Florenzano.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *