0

O VI Campeonato de Pesca Esportiva movimentou este fim de semana em Oriximiná. Organizado por Wanderley Sarubi e Silvio Printes, entre outros, o evento envolveu muita gente e atraiu pescadores da região e de fora. Silvano de Souza Andrade, presidente da Mineração Rio do Norte S.A, também participou da competição, que começou na sexta-feira à noite, com a entrega dos kits dos competidores e um “baile do pescador”. Teve shows de bandas locais, concurso ao título de rainha e outras atrações, além da pesca do tucunaré. 

A pesca esportiva é a modalidade na qual o peixe é capturado e devolvido ao rio, um segmento do ecoturismo que dia após dia ganha mais adeptos pelo Brasil. Em Oriximiná, o Campeonato é promovido pela Associação de Pescadores Amadores de Oriximiná (ASPAMO), voltado à pescaria do tucunaré e vem escrevendo sua história na prática do pesque e solte. 

Ontem,  largada foi às 6h da matina e encerrou às 18h. O torneio foi restrito a três comunidades do Lago Sapucuá: Casinha, Amapá e São Francisco (Curral Velho). O valor da inscrição foi R$ 120, mas idosos puderam participar pagando só o kit.
A entrega da premiação é hoje, a partir das 16h, quando também haverá o desfile de candidatas ao título Garota Tucunaré. Os vencedores do torneio, do 1º ao 5º lugar, ganharão um motor de 15HP, um motor 15HP, um casco de alumínio de 6 metros, uma novilha Nelore e um motor tipo rabeta, respectivamente.

Confiram as fotos do evento, feitas por Francisco Florenzano.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Trabalho degradante e análogo ao escravo

Anterior

Festa da torcida azulina

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *