0
Case de destaque na Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental, que será visto de 25 a 27 de agosto, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com a temática A Revolução Industrial, Econômica, Ambiental, Social e Política no Pós-crise Mundial: uma casa com telhas e forros térmicos, construídos a partir de aparas de tubos de creme dental – que facilitam a ventilação natural, dispensam ar condicionado e ventiladores -. O posicionamento e a angulação do telhado captam melhor a luz solar, utilizada no aquecimento de água, via painel solar, abastecendo torneiras e chuveiros equipados com aparelhos medidores de consumo. A pintura da casa é com tintas ecológicas à base de água e sem odores. A água da chuva coletada por calhas é armazenada em cisterna e utilizada em vasos sanitários, na lavagem dos pisos e também na rega do jardim e pomar. Usada, tem destino certo: a estação compacta local de tratamento de esgoto. Tem banheiros inteligentes – os chuveiros reduzem o consumo. Um sensor corta a energia após determinado período de tempo, enquanto outro, em formato de tapete serpentina, aquecido com a água que cai do chuveiro, volta ao ciclo e pré-aquece a água que ainda retornará ao chuveiro. Há dois tipos de vaso sanitário: um deles utiliza válvula comum e o outro tem caixa acoplada, com dois níveis de descarga, um para líquidos (3 litros) e outro para sólidos (6 litros). Para fins didáticos, os dormitórios têm três diferentes tipos de lâmpadas (comum, fluorescente e led) a fim de demonstrar as diferenças de consumo.
A casa, instalada em Americana (SP), no Centro de Referência em Gestão de Proteção dos Recursos Hídricos, com 190m2 de área útil, é resultado de parceria com 22 empresas. Inaugurada no dia 19 de junho, custou R$ 200 mil. A estimativa de público é de 10 mil visitantes/ano.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Blogosfera arrepiada

Anterior

Cerveja gourmet européia

Próximo

Você pode gostar

Comentários