A Prefeitura de Belém está convidando os moradores da Cidade Velha à Consulta Pública sobre a reforma e revitalização do prédio ao lado da Igreja da Sé, onde por muito tempo funcionou a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).…

As eleições de 2022 coincidem com o bicentenário da Independência e os 90 anos de conquista do direito do voto feminino, ocorrida em 24 de fevereiro de 1932. Durante todo o Império, as brasileiras não puderam votar e somente 43…

O Ecomuseu da Amazônia, da Fundação Escola Bosque (Funbosque) promoveu no domingo, 25, na Ilha de Cotijuba, o roteiro patrimonial, pelo encerramento da 16ª Primavera dos Museus. Os visitantes conheceram o pólo do Ecomuseu, a história de Cotijuba, que passa…

A prefeitura de Portel, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, lançou na sexta-feira passada (23) o projeto Marajó Sustentável, aliado ao Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Seringueira no Estado do Pará…

Tecnologia & meio ambiente

Case de destaque na Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental, que será visto de 25 a 27 de agosto, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com a temática A Revolução Industrial, Econômica, Ambiental, Social e Política no Pós-crise Mundial: uma casa com telhas e forros térmicos, construídos a partir de aparas de tubos de creme dental – que facilitam a ventilação natural, dispensam ar condicionado e ventiladores -. O posicionamento e a angulação do telhado captam melhor a luz solar, utilizada no aquecimento de água, via painel solar, abastecendo torneiras e chuveiros equipados com aparelhos medidores de consumo. A pintura da casa é com tintas ecológicas à base de água e sem odores. A água da chuva coletada por calhas é armazenada em cisterna e utilizada em vasos sanitários, na lavagem dos pisos e também na rega do jardim e pomar. Usada, tem destino certo: a estação compacta local de tratamento de esgoto. Tem banheiros inteligentes – os chuveiros reduzem o consumo. Um sensor corta a energia após determinado período de tempo, enquanto outro, em formato de tapete serpentina, aquecido com a água que cai do chuveiro, volta ao ciclo e pré-aquece a água que ainda retornará ao chuveiro. Há dois tipos de vaso sanitário: um deles utiliza válvula comum e o outro tem caixa acoplada, com dois níveis de descarga, um para líquidos (3 litros) e outro para sólidos (6 litros). Para fins didáticos, os dormitórios têm três diferentes tipos de lâmpadas (comum, fluorescente e led) a fim de demonstrar as diferenças de consumo.
A casa, instalada em Americana (SP), no Centro de Referência em Gestão de Proteção dos Recursos Hídricos, com 190m2 de área útil, é resultado de parceria com 22 empresas. Inaugurada no dia 19 de junho, custou R$ 200 mil. A estimativa de público é de 10 mil visitantes/ano.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *