Siderúrgica do Pará (Sidepar), Companhia Siderúrgica do Pará (Cosipar) e Siderúrgica Ibérica, localizadas no município de Marabá, foram condenadas pela 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região ao pagamento de danos morais coletivos no valor de R$3…

Do total de duzentos municípios brasileiros nos quais há a presença da mineração, dezesseis municípios do Pará que utilizam os recursos originados na atividade disputam o prêmio de reconhecimento em boa gestão. Trata-se da 2ª edição do "Prêmio Municípios Mineradores…

A Promotora de Justiça de Mosqueiro, Nayara Negrão, reuniu com o Grupo Vivencial de Mulheres Vítimas de Violência, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social do distrito, em etapa do Projeto P'ya Porã. Ela falou sobre os tipos de…

Nesta sexta-feira (31), data de nascimento de Bruno de Menezes, a Casa da Linguagem será o palco da programação da Virada Literária, envolvendo performances literárias, exposição varal das ilustrações de Tadeu Lobato e Cláudia Cruz - que darão depoimentos sobre…

Tecnologia & meio ambiente

Case de destaque na Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental, que será visto de 25 a 27 de agosto, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com a temática A Revolução Industrial, Econômica, Ambiental, Social e Política no Pós-crise Mundial: uma casa com telhas e forros térmicos, construídos a partir de aparas de tubos de creme dental – que facilitam a ventilação natural, dispensam ar condicionado e ventiladores -. O posicionamento e a angulação do telhado captam melhor a luz solar, utilizada no aquecimento de água, via painel solar, abastecendo torneiras e chuveiros equipados com aparelhos medidores de consumo. A pintura da casa é com tintas ecológicas à base de água e sem odores. A água da chuva coletada por calhas é armazenada em cisterna e utilizada em vasos sanitários, na lavagem dos pisos e também na rega do jardim e pomar. Usada, tem destino certo: a estação compacta local de tratamento de esgoto. Tem banheiros inteligentes – os chuveiros reduzem o consumo. Um sensor corta a energia após determinado período de tempo, enquanto outro, em formato de tapete serpentina, aquecido com a água que cai do chuveiro, volta ao ciclo e pré-aquece a água que ainda retornará ao chuveiro. Há dois tipos de vaso sanitário: um deles utiliza válvula comum e o outro tem caixa acoplada, com dois níveis de descarga, um para líquidos (3 litros) e outro para sólidos (6 litros). Para fins didáticos, os dormitórios têm três diferentes tipos de lâmpadas (comum, fluorescente e led) a fim de demonstrar as diferenças de consumo.
A casa, instalada em Americana (SP), no Centro de Referência em Gestão de Proteção dos Recursos Hídricos, com 190m2 de área útil, é resultado de parceria com 22 empresas. Inaugurada no dia 19 de junho, custou R$ 200 mil. A estimativa de público é de 10 mil visitantes/ano.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *