0
A maioria dos 43 municípios que mais desmatam na Amazônia, o chamado arco de fogo, apresentou índices de desmatamento abaixo da média do bioma. A redução chegou a 23%, contra os 14,6% medidos pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes) entre agosto de 2009 e julho de 2010.
Os números foram apresentados em balanço da Operação Arco Verde Terra Legal, conjunto de medidas que começaram com o mutirão realizado em 2009 e durante todo este ano levou sustentabilidade e regularização fundiária à região.
A operação promoveu regularização fundiária e ambiental, documentação aos trabalhadores rurais, atendimento da Previdência Social, acesso ao crédito, assistência técnica especializada e difusão tecnológica. E também investiu R$ 317 milhões em financiamento de atividades de agricultura e pecuária. O desafio para 2011 continua a mudança do modelo produtivo dos municípios que mais desmatam para a sustentabilidade.

Paragominas é o primeiro a sair da lista dos maiores desmatadores. Comparado com o período anterior, o município reduziu em 13% a área desmatada e deixa a lista depois de ter georreferenciado todas as propriedades, conseguir o Cadastro Ambiental Rural para 80% das propriedades e reduzir de 300 para 16 o número de serrarias em atividade.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Suscitando o debate

Anterior

Zoneamento Ecológico-Econômico

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *