0
Os professores e adolescentes atendidos pela Funcap vivem situação de intranquilidade e, em ofício, fazem apelo à governadora Ana Júlia Carepa. O convênio Seduc/Funcap nº 246/2005, do Projeto Apoena, tem prazo para vigorar até o final de 2009. Acontece que não houve concurso e, mesmo assim, os professores temporários que atendem os menores infratores foram avisados de que seus distratos estão previstos para o dia 30 deste mês – e serão substituídos por outros temporários e não concursados.
A governadora visitou no último dia 21 de maio uma das unidades e conheceu a realidade da tarefa docente especial executada junto aos jovens apenados. Nessa ocasião, ela ouviu de um adolescente sócio-educando pedido emocionante por seus professores, “que todos os dias lhes levam a palavra de encorajamento apontando para a possibilidade de um mundo melhor e de um futuro mais tranquilo trilhado pelos caminhos melhores que a vida não lhes deu oportunidade de conhecer, como decreto da sorte e contexto social onde se originaram e cresceram e se educaram“.
Ana Júlia Carepa respondeu que “em algum momento da vida de vocês, vocês entraram em conflito com a lei, mas nós queremos que vocês tenham oportunidade de trilhar um novo caminho. O nosso entendimento é que os jovens aproveitem a oportunidade que estão tendo”, enfatizando a capacidade transformadora através da educação.
Mas… Os garotos perguntam: como podem aproveitar se estão tensos ante a provável saída de seus professores?
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Academia obidense

Anterior

Julgamento no Araguaia

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *