0
 

 Foto: Antonia Costa
 Foto: Dalva Suely
 Foto: Fábio Higor Mendes

Hoje de manhã, em Abaetetuba (PA), a rua Siqueira Mendes, no bairro de São João, que fica na beira do rio Maratauíra, afundou e destruiu 30 residências e estabelecimentos comerciais, além de veículos. Não há registro de mortes. A rua, de piçarra, não resistiu à força da erosão, que engoliu casas e veículos. Dezenas de outras casas, em ruas já com voçorocas, ainda correm risco de desabar. 


Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar socorreram as vítimas. Cerca de 20 famílias desalojadas foram levadas para o Ginásio Municipal Hildo Carvalho e para o galpão da Feira do Produtor e precisam de alimentos, roupas, colchões, cobertores e material de higiene pessoal Doações podem ser feitas no Ginásio Hildo Carvalho (antigo Bancrévea). 


O município tem uma rede hidrográfica vasta, navegável em quase toda a sua extensão. O rio Tocantins é afluente do rio Amazonas pela margem direita e recebe águas do rio Maratauíra, que por sua vez é engrossado pelo rio Abaeté. No local da tragédia o solo é de várzea e sofre influência direta da maré. 


poluição e degradação do rio Maratauíra precisam ser consideradas quando se busca compreender as causas e fatores que contribuíram para este quadro. Diante dos fatos, deve ser cobrada ação efetiva no sentido de redução dos impactos ambientais no rio a fim de que seja possível proporcionar melhor qualidade de vida para a comunidade. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Reforma do Secretariado

Anterior

Elegia a Gabriel Guerreiro

Próximo

Você pode gostar

Comentários