Publicado em: 10 de julho de 2025
Percorrer e revelar paisagens de Belém do Pará é o lema do Roteiros Geoturísticos, projeto de extensão da UFPA coordenado pela professora doutora Goretti Tavares (Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará), neste sábado, 12, com saída no Forte do Presépio, às 8h30. O percurso: Forte do Presépio – Complexo Feliz Lusitânia – Feira do Açaí – Praça do Relógio – Pedra do Peixe – Ver-o-Peso – Mercado de Peixe – Solar da Beira – Mercado de Carne Francisco Bolonha – Erveiras – Restaurante Point do Açaí. As inscrições são gratuitas, pelo e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com.
Iniciativa interessantíssima que merece apoio de todos os que amam Belém e que deve servir de exemplo a outros municípios, o projeto tem apoio do IPHAN, Secult, UFPA e PMB, faz circuitos culturais temáticos periódicos na cidade, com participação sempre aberta e gratuita. Em razão de o passeio ser todo a pé, é recomendado que os participantes usem tênis, roupas leves e boné, levem protetor solar e guarda-chuva ou capa. O roteiro é a pé pelas ruas, mesmo se estiver chovendo, não há entrada nos prédios e termina por volta do meio dia. O roteiro do Feliz Lusitânia ao Ver-o-Peso é especial como atividade para os participantes da nona edição do Prêmio Baobá, em que contadores de histórias de todo o Brasil estão reunidos em Belém do Pará.
O projeto valoriza a memória socioespacial e patrimonial, material e imaterial da capital paraense, através da criação e aplicação de roteiros turísticos temáticos. Já estão formatados e sendo executados onze roteiros: pelos bairros da Cidade Velha, Campina, Reduto, Batista Campos e Umarizal; do Ver-o-Peso ao Porto de Belém; da Belle Époque; pela Estrada de Nazaré; O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do século XVIII; A vila de Mosqueiro; e pela Estrada de São José. Também acontecem experiências coordenadas por professores colaboradores, é o caso de Cametá, pelo prof. José Carlos Cordovil da Geografia, UFPA e na vila de Icoaraci e Ilha de Outeiro, pelos professores da Escola Municipal Bosque Eidorfe Moreira Agnaldo Rabelo e Ricardo Torres, com a participação de alunos do Ensino médio e da graduação. Já ocorreram em Altamira, Ananindeua, Itupiranga, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.
O projeto Roteiros Geoturísticos foi um dos vencedores do prêmio nacional do IPHAN, 29º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.
Integram a equipe do projeto os doutorandos da Geografia (PPGEO-UFPA) Magaly Caldas e Valbeci Alves Cabral; o geógrafo, turismólogo e mestrando Felipe da Silva Gonçalves; a geógrafa e mestranda Ana Paula Neves; o geógrafo, turismólogo e mestre em Turismo Jonathan Rodrigues; a turismóloga e mestra Ivina Larissa Andrade e Silva; o geógrafo Luan Monteiro; os bolsistas PIBIC – Programa de Iniciação Científica da Graduação em Geografia/UFPA Kassyus Souza Oliveira, Jeferson Monteiro da Silva, Johnny Ruan Santiago dos Santos, Luiz Diego Lima dos Reis, os discentes Gustavo Henrique, Caíque Gabriel dos Santos Araújo e Henrique Gomes, a guia de Turismo Patrícia Silveira, o colaborador Olivar Pinheiro Jr., e o fotógrafo Marcos André. Os professores doutores da UFPA Saint-Clair Trindade Jr. (NAEA-Geografia), Álvaro Negrão do Espírito Santo (Turismo), Aldrin Figueiredo (História) – que junto com Goretti Tavares são membros do Instituto Histórico e Geográfico do Pará -; Agenor Sarraf (Museologia), Márcio Douglas Amaral (Geografia), profa. Ms. Elna Trindade (Arquitetura) e Prof. Ms. Hugo Rogério Serra (Geografia) também compõem a equipe.
Fotos de marcos André, do passeio anterior.






Comentários