O grande pianista e pesquisador Robenare Marques foi nomeado como o novo Diretor de Ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Com longa trajetória dentro da fundação e um profundo conhecimento técnico, Robenare foi nomeado oficialmente na quarta-feira, 30 de outubro, fortalecendo a diretoria com liderança técnica e de casa, características que se mostraram essenciais para a escolha.
Ao decidir que o cargo, embora político, deveria ser ocupado por alguém com experiência técnica e familiaridade com a instituição, o superintendente Gabriel Titan aproximou com sucesso a gestão das demandas dos próprios funcionários e da comunidade do IECG.
Aceitar a direção de ensino é, para Robenare, um desafio que ele está disposto a enfrentar com dedicação. O novo diretor afirmou que se esforçará para atender às expectativas de seus pares e da comunidade IECG, composta por professores, alunos e técnicos administrativos. Sua formação e experiência dentro da Fundação Carlos Gomes lhe conferem credibilidade e alinhamento com os valores e a missão da instituição. Sua nomeação é extremamente bem vista por muitos, valorizando os profissionais da casa e o diálogo interno.
A transição ocorre no momento em que a atual diretora, Professora Thais Cybelle Araujo, se despede oficialmente de suas funções. Formada pelo Bacharelado em Música pela Fundação Carlos Gomes e também graduada em Direito e Pedagogia, Thais Cybelle realizou um trabalho elogiado na organização administrativa da fundação. A diretora, que já havia comunicado ao superintendente sobre seu desejo de encerrar sua passagem pelo cargo após retornar de férias, trouxe significativas contribuições ao ambiente organizacional da instituição, promovendo melhorias estruturais que agora servirão de base para o trabalho de Robenare.
Robenare Marques é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista Lato Sensu em Planejamento em Docência do Ensino Superior pela Escola Superior Aberta do Brasil. Pianista, compositor e arranjador, formado em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) e graduado no Curso de Bacharelado em Música – Composição e Arranjo pela Universidade do Estado do Pará e Fundação Carlos Gomes (UEPA/FCG), com Jazz Piano Course com os pianistas Bill Mays e Jeff Gardner. Ao longo da carreira musical, desenvolveu trabalhos de produção e direção musical em grupos de música popular, erudita e experimental, além de trabalhos na docência e pesquisa – musical e filosófica. Integrou por 11 anos o grupo Amazônia Jazz Band e tem acompanhado renomados músicos da gama musical nacional e internacional. Ao longo da carreira, tem se dedicado não só à música, mas também à pesquisa e à docência, tanto na área musical quanto na filosófica, atuando como endorser da Casio Pianos e desenvolvendo pesquisas e performances com o Robenare Jazz Trio e o Bakari Trio.
É com muita alegria que transmito esta notícia aos nossos leitores, pois além da honra de figurar entre as parcerias musicais de Robenare, o marido da Eda e pai do Joaquim e da Cristal, também tenho a felicidade de poder chamá-lo de amigo e atestar que, além de excelente profissional, é também uma pessoa íntegra, exemplar, e um cidadão comprometido com a educação, cultura e a sociedade. Para o Uruá-Tapera, deu a seguinte declaração, com exclusividade:
Foto: Sérgio Malcher
Comentários