A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

O seccionamento dos leitos das PA-252 (entre Acará e Moju), PA-150 (entre Goianésia do Pará e Tailândia) e PA-481 (Barcarena), em razão das fortes chuvas e da cheia de rios próximos, que romperam os bueiros, partindo o asfalto completamente nesses…

O prefeito Edmilson Rodrigues está fazendo uma mini reforma administrativa. Depois da nomeação da ex-deputada e educadora Araceli Lemos para a Secretaria Municipal de Educação, ele nomeou Inês Silveira, que chefiava o Cerimonial do Gabinete do Prefeito, para a presidência…

Pesquisa de intenções de votos para prefeito de Terra Santa(PA), feita pela Destak, aponta que Siqueira Fonseca lidera com 38% das intenções de voto, seguido por Jaciara com 33%, na estimulada. Na espontânea, ele também está na frente, com 19%.…

Resgate migratório

A socióloga Marília Ferreira Emmi, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, dedicou sua tese de doutorado sobre a presença italiana na Amazônia. Entre outros importantes dados, ela resgata que o segundo grupo migratório veio espontaneamente para os centros urbanos. Era formado por pequenos proprietários e artesãos originários da Calábria, Basilicata e Campânia, que com recursos próprios emigraram e se instalaram em Belém e Manaus e em municípios do Baixo Amazonas como Óbidos, Santarém, Oriximiná, Juruti, Faro, Terra Santa e Alenquer. Segundo a Profa. Emmi, em termos regionais esse segmento era mais numeroso e teve maior continuidade. Eles se firmaram, sobretudo, como comerciantes. Leia a matéria completa em “Últimas Notícias”, na home www.uruatapera.com.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *