O discurso corajoso , potente e emocionante de Raí contra a extrema-direita na França entra para a história mundial.
“Conheço bem a extrema direita. O que eles fazem de melhor é mentir. Eu os conhecia no poder. A extrema direita é o fim do mundo, é o fim dos direitos humanos, da humanidade. A extrema direita é o ódio. Se quisermos mudar a nossa realidade, o nosso poder de compra, a nossa vida, vamos mudar com uma estratégia, um projeto, uma nova política, mas os nossos valores fundamentais nunca devem mudar. Onde eles querem o ódio, vamos lutar com paixão e amor. Onde eles querem a repressão, resistiremos com liberdade. Onde eles querem a censura, a mentira e a ignorância, vamos usar a Ciência, a mobilização, a cooperação, a arte, a música e a dança. Às armas, cidadãos”, disse Raí, em alusão a uma estrofe da Marselhesa, o hino francês.
“Aqui é a França, a África e o respeito a todas as cores. É a República, a Democracia, a generosidade, a fraternidade. Aqui está a resistência aos racistas e aos fascistas. Vão votar, meus amigos franceses, vão convencer seus amigos, sua família a votar, pela França, pela humanidade, pelo planeta, pela raça humana. Viva a França, viva a República, viva a democracia”, proclamou Raí, em francês, aplaudido pela multidão.
Ídolo do Paris Saint-Germain e ex-jogador da seleção brasileira, irmão caçula do jogador e médico Sócrates, mestre em Políticas Públicas pelo Instituto SciencesPo, em Paris, Raí foi a estrela de comício da Nova Frente Popular. As eleições parlamentares da França acontecem neste domingo (7). No primeiro turno, a extrema direita, liderada por Marine Le Pen, saiu vencedora.
Com a visão de que a educação tem poder transformador, Raí criou, ao lado do também ex-jogador Leonardo, a Gol de Letra, uma fundação que oferece há vários anos educação através do esporte, cultura e formação profissional. Um exemplo para o mundo.
Assistam ao vídeo.
Comentários