0
 

O município de Oriximiná, na região Oeste do Pará, deu um passo decisivo rumo à transformação digital com a implantação da plataforma 1Doc. A solução, 100% online, centraliza processos, elimina o uso de papel e oferece serviços digitais com agilidade, transparência e economia.  

A adoção da medida foi motivada pela necessidade de otimizar recursos, reduzir custos operacionais e atender às exigências legais de transparência. Antes da digitalização, a prefeitura enfrentava desafios como dependência de documentos físicos, lentidão nos processos, altos gastos com impressão e dificuldade de acompanhar o andamento das demandas em tempo real.  

O prefeito Delegado Fonseca, que vem promovendo profundas transformações em Oriximiná, criou uma Secretaria Municipal de Eficiência Governamental, e no evento que celebrou 100 dias de atuação do novo órgão lançou oficialmente o Programa Oriximiná Digital. 

Na ocasião, Fonseca reforçou o papel estratégico da Secretaria para os avanços administrativos. “A Secretaria de Eficiência não foi criada apenas para cuidar de softwares, programas e aplicativos. Ela veio para fornecer os subsídios necessários para que possamos trabalhar com eficiência, eficácia e excelência. Fazer o máximo com o mínimo, com resposta rápida e eficaz, usando o que temos com inteligência e responsabilidade”. 

Com a plataforma, setores estratégicos da administração passam a contar com fluxos automatizados, assinatura eletrônica, atendimento digital e rastreabilidade completa das informações. O objetivo é reduzir prazos, agilizar serviços e garantir atendimento digital disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.  

Outro ponto positivo é a facilidade de adaptação para a plataforma, que é intuitiva e dinâmica. Servidores municipais relatam mais controle e agilidade na gestão dos processos, impulsionados pela usabilidade da plataforma e pela automação dos fluxos de trabalho, garantindo conformidade e organização das demandas.  

Assim, por meio da digitalização, Oriximiná espera alcançar economia de recursos, maior eficiência na entrega de serviços, sustentabilidade com a redução do uso de papel e fortalecimento da confiança dos cidadãos na administração pública. 

“Para nós, não se trata apenas de adotar tecnologia, mas de promover uma mudança cultural profunda, colocar a prefeitura mais próxima das necessidades de cada cidadão”, explica o prefeito Delegado Fonseca.

Quinto Constitucional da Advocacia: um caminho para servir ao interesse público.

Anterior

Segunda com Caeeiro

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários