Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Prefeitos do Pará em marcha

FOTO: CRISTINO MARTINS

Os prefeitos do Pará apresentaram hoje de manhã, durante a I Marcha a Belém em Defesa dos Municípios Paraenses, suas demandas, que não são novidade e serão levadas amanhã pela enésima vez a Brasília, na XX Marcha Nacional dos Prefeitos. O encontro contou com a presença do vice-governador Zequinha Marinho(PSC), dos deputados federais José Priante(PMDB) e Lúcio Vale(PR) e deputados estaduais Eliel Faustino(DEM), líder do Governo; João Chamon Neto(PMDB), presidente da Frente Parlamentar Municipalista; Coronel Neil(PSD), Hilton Aguiar(SDD) e Thiago Araújo(PPS), além do presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda(DEM). Em seguida, foram recebidos pelo governador Simão Jatene e secretários de Estado Kleber Menezes, de Transportes;  José Megale, da Casa Civil; Ana Cláudia Hage, de Educação; Vítor Mateus, de Saúde; Ana Cunha, de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda; Noêmia Jacob, de Gestão Estratégica; Jeannot Jansen, de Segurança Pública; e Daniel Nardin, de Comunicação, além dos adjuntos de várias pastas.


Jatene disse que boa parte da pauta já está contemplada no projeto “Pará Sustentável”, como a destinação correta de resíduos e reforma de escolas. O governador aproveitou para reforçar a importância de rediscutir a questão federativa, a forma como estão distribuídos os recursos: cerca de 60% da arrecadação fica em poder da União, e o restante é dividido entre Estados e municípios. 


O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Xarão Leão(PMDB), e seu vice, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar(DEM), se disseram esperançosos e com a certeza do fortalecimento da parceria com o governo do Estado e o governo federal através da Alepa.


Jatene e os representantes de Associações e Consórcios de Municípios do Pará já marcaram outra reunião para o próximo dia 25, a fim de, junto com os deputados estaduais e o secretariado, serem detalhadas as prioridades e traçada estratégia de ação imediata. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *