0
FOTO: CRISTINO MARTINS

Os prefeitos do Pará apresentaram hoje de manhã, durante a I Marcha a Belém em Defesa dos Municípios Paraenses, suas demandas, que não são novidade e serão levadas amanhã pela enésima vez a Brasília, na XX Marcha Nacional dos Prefeitos. O encontro contou com a presença do vice-governador Zequinha Marinho(PSC), dos deputados federais José Priante(PMDB) e Lúcio Vale(PR) e deputados estaduais Eliel Faustino(DEM), líder do Governo; João Chamon Neto(PMDB), presidente da Frente Parlamentar Municipalista; Coronel Neil(PSD), Hilton Aguiar(SDD) e Thiago Araújo(PPS), além do presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda(DEM). Em seguida, foram recebidos pelo governador Simão Jatene e secretários de Estado Kleber Menezes, de Transportes;  José Megale, da Casa Civil; Ana Cláudia Hage, de Educação; Vítor Mateus, de Saúde; Ana Cunha, de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda; Noêmia Jacob, de Gestão Estratégica; Jeannot Jansen, de Segurança Pública; e Daniel Nardin, de Comunicação, além dos adjuntos de várias pastas.


Jatene disse que boa parte da pauta já está contemplada no projeto “Pará Sustentável”, como a destinação correta de resíduos e reforma de escolas. O governador aproveitou para reforçar a importância de rediscutir a questão federativa, a forma como estão distribuídos os recursos: cerca de 60% da arrecadação fica em poder da União, e o restante é dividido entre Estados e municípios. 


O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Xarão Leão(PMDB), e seu vice, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar(DEM), se disseram esperançosos e com a certeza do fortalecimento da parceria com o governo do Estado e o governo federal através da Alepa.


Jatene e os representantes de Associações e Consórcios de Municípios do Pará já marcaram outra reunião para o próximo dia 25, a fim de, junto com os deputados estaduais e o secretariado, serem detalhadas as prioridades e traçada estratégia de ação imediata. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Centenário de Fátima em Belém

Anterior

Alternativa para captação de recursos

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *