0

No início do século XX, o Intendente de Belém, Antônio Lemos, comprou um terreno de 70 hectares na então Vila de Santa Izabel, e lá mandou construir um orfanato. O prédio, suntuoso, sofreu várias interrupções até 1928, quando começou a funcionar mesmo com a obra inacabada. Tombado pelo Estado em dezembro de 1982, a edificação está deteriorada. Ao edifício original foram adicionados anexos, desde a década de 1930. Em meados dos anos 1950 virou escola de formação de professores, administrada pelo instituto da Congregação Filhas de Sant’Anna, até que a Seduc assumiu o estabelecimento, onde funciona a Escola de Ensino Médio Antônio LemosOntem, o governador Simão Jatene assinou termo de cessão de uso, junto com o prefeito de Santa Isabel, Evandro Watanabe, e do  presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, que intercedeu pelo gestoA intenção é instalar o Museu da Imigração do Pará no prédio original e nos anexos o centro administrativo municipal. A restauração e melhorias necessárias para a adaptação do espaço serão feitas por meio de parcerias entre entidades públicas e privadas. O projeto de restauro será assinado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) – leia-se o secretário arquiteto Paulo Chaves. 


A partir de agora, a Prefeitura de Santa Isabel do Pará vai assumir todas as despesas decorrentes do uso do imóvel, como água e luz. Cabe à Secretaria de Estado de Educação a responsabilidade pelos espaços da Escola Estadual Antônio Lemos, após a reforma do prédio. O contrato tem duração de 30 anos, com possibilidade de renovação, mediante novo acordo entre as partes. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Do afastamento de juiz para presidir associação

Anterior

Condenados os que balearam agente da PF

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *