Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Prédio histórico de Santa Isabel vira Museu

No início do século XX, o Intendente de Belém, Antônio Lemos, comprou um terreno de 70 hectares na então Vila de Santa Izabel, e lá mandou construir um orfanato. O prédio, suntuoso, sofreu várias interrupções até 1928, quando começou a funcionar mesmo com a obra inacabada. Tombado pelo Estado em dezembro de 1982, a edificação está deteriorada. Ao edifício original foram adicionados anexos, desde a década de 1930. Em meados dos anos 1950 virou escola de formação de professores, administrada pelo instituto da Congregação Filhas de Sant’Anna, até que a Seduc assumiu o estabelecimento, onde funciona a Escola de Ensino Médio Antônio LemosOntem, o governador Simão Jatene assinou termo de cessão de uso, junto com o prefeito de Santa Isabel, Evandro Watanabe, e do  presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, que intercedeu pelo gestoA intenção é instalar o Museu da Imigração do Pará no prédio original e nos anexos o centro administrativo municipal. A restauração e melhorias necessárias para a adaptação do espaço serão feitas por meio de parcerias entre entidades públicas e privadas. O projeto de restauro será assinado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) – leia-se o secretário arquiteto Paulo Chaves. 


A partir de agora, a Prefeitura de Santa Isabel do Pará vai assumir todas as despesas decorrentes do uso do imóvel, como água e luz. Cabe à Secretaria de Estado de Educação a responsabilidade pelos espaços da Escola Estadual Antônio Lemos, após a reforma do prédio. O contrato tem duração de 30 anos, com possibilidade de renovação, mediante novo acordo entre as partes. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *