Desde sua origem, Marabá (PA) sofre anualmente enchentes dos rios Tocantins e Itacaiúnas e a população que reside em áreas de risco fica em situação de vulnerabilidade. Todos os anos a defesa civil estadual e municipal planeja, monitora e prepara…

Em noite de gala na próxima segunda-feira, 24, às 19h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém, o governador Helder Barbalho vai lançar o 110º Campeonato Paraense de Futebol, o Parazão Banpará 2022, com transmissão ao vivo pela TV e…

Todos os órgãos de segurança estão trabalhando de forma integrada para dar suporte à população em face da destruição do pilar central e iminente desabamento do vão da ponte do Outeiro. O Centro Integrado de Comando e Controle da Segup…

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará, César Mattar Jr., recebeu em audiência o advogado Arnaldo Jordy e uma comissão integrada por Simone Pereira, da Universidade Federal do Pará; Marcelo Alves, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e…

Praça da República entregue à população

Foto: Oswaldo Forte
Depois de uma obra de restauração que se arrastou por dois anos, ao custo de R$ 5 milhões, a Praça da República finalmente foi entregue à população de Belém do Pará agora à noite, em todo o esplendor de seus 16 monumentos, espalhados em 58 mil metros quadrados. A Banda da Guarda Municipal fez uma bela apresentação, seguida do Projeto Cantarolar. E o carimbó animou a plateia. 
Foto: Tássia Barros
Tombada como patrimônio histórico nas esferas municipal, estadual e federal, a praça tem entre seus atrativos o Chafariz das Sereias, o Monumento à República, a Fonte Luminosa, o Pavilhão Euterpe, o Bar do Parque, coretos, luminárias, lagoa, maloca, caramanchão, cascata grega, estátuas em bronze, 12 mil m2 de calçadas em pedras portuguesas e 160  bancos em alvenaria e em madeira. E ganhou novo paisagismo, com flores e plantas, embora não tenham conseguido colocar toda a grama. 
                                                                                     Foto: Tássia Barros
O prefeito Zenaldo Coutinho garantiu que a segurança será reforçada. Um novo posto da Guarda Municipal foi construído em ponto estratégico e o antigo posto reformado. Um sistema de vigilância e monitoramento com câmeras foi instalado para coibir atos criminosos. Mas é bom Zenaldo passar de vez em quando por lá: ontem de manhã cedo eu vi 12 guardas, equipados com coletes, armas e até motocicletas, que ao invés de policiar a praça estavam conversando animadamente entre si, alheios ao entorno. Hoje, por volta das 19h, testemunhei de novo cena semelhante na praça. De modo que, se ficarem assim, a praça continuará sendo palco de assaltos e todo tipo de violência.

Zenaldo Coutinho se propôs um desafio ambicioso: ocupar a praça da República, diariamente, com ações de esporte, cultura e lazer, promovidas pelas secretarias municipais. A ideia é maravilhosa e necessária. Sugiro que também feche o trânsito na Av. Presidente Vargas e em outros pontos da cidade, aos domingos, a fim de não só permitir como estimular atividades artísticas, esportivas e de lazer, de que tanto a população precisa. Que músicos, fotógrafos, pintores, escultores, atores, escritores, ciclistas, patinadores, crianças, jovens, adultos e idosos possam caminhar livremente e exercitar a cidadania.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *