Publicado em: 14 de junho de 2015
Quem disse que 2016 ainda não começou? Pois os bastidores da política ardem. É mais quem quer se viabilizar para o pleito municipal. A Doxa Comunicação acaba de divulgar pesquisa realizada em Belém no período de 03 a 05 de junho/2015. A abordagem envolve uma série de temas, começando pelo nível de satisfação, passando pela percepção da imagem do atual prefeito e avaliação de seu governo, as demandas da população e os principais problemas que a afligem. Traçou o perfil desejável do próximo prefeito, bem como aferiu o nome que se enquadra na descrição. Crise de representatividade política, redução da maioridade penal, legalização de drogas ilícitas, imagem dos três principais partidos (PT, PMDB, PSDB) foram estudados. Dez nomes de políticos foram testados. Os entrevistados preferem alguém “honesto”, “trabalhador”, que “conheça os problemas de Belém”.
Vejam o gráfico 01: Tipo de político para governar Belém

Os deputados federais delegado Eder Mauro (PSD) e Edmilson Rodrigues (PSOL) são os que se destacam nesse perfil. Mas 25,9% disseram que nenhum da lista se enquadra no perfil, indicando uma forte rejeição de políticos ou ausência de nomes desejáveis. Confiram:

À pergunta “que tipo de político você não gostaria que governasse Belém?” os entrevistados apontaram político “corrupto”, “preguiçoso”, “pau mandado/sem pulso” e o que “não conhece Belém”. Observem:

A pesquisa tentou identificar quem se enquadra nesse perfil negativo. Os três políticos com maiores índices de rejeição são Duciomar, Jeferson Lima e Zenaldo Coutinho. Com a palavra, os marqueteiros parauaras.
Comentários