A 27ª Unidade de Conservação do Estado do Pará abrange os municípios de Jacareacanga e Novo Progresso, no sudoeste paraense. O Decreto nº 1.944/2021 foi assinado pelo governador Helder Barbalho na quinta-feira, 21, e publicado ontem (22) no Diário Oficial…

O Atlas da Dívida dos Estados Brasileiros, lançado no Fórum Internacional Tributário pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, aponta que a dívida ativa das empresas com os entes federados soma estratosféricos R$ 896,2 bilhões, significando 13,18% do PIB…

Ao abrir oficialmente o Forma Alepa/Elepa, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, destacou a importância do trabalho que vem sendo executado pela Escola do Legislativo, treinando, qualificando e atualizando gestores, vereadores e servidores públicos, que dessa forma…

Em Itupiranga, força-tarefa do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, Auditoria Fiscal do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal resgatou sete trabalhadores em condições análogas às de escravos, em duas fazendas no sudeste paraense, e prendeu…

Palestras, oficinas, passeios e recital de poesia e música no MEP

“Carregando a canoa”, de 1986. 

A exposição “Retumbante Natureza Humanizada”, de Luiz Braga, além das peças belíssimas e de grande sensibilidade, tem características únicas: oferece uma série de atividades educativas e gratuitas. São palestras, aulas de fotografia, passeios e até um recital de poesia e música. A mostra é uma realização do Governo do Pará, via Secretaria de Estado de Cultura, e se estende até 17 de novembro, com curadoria de Diógenes Moura, no Museu do Estado do Pará, em Belém

Diógenes Moura e Luiz Braga na montagem da exposição

Nesta quinta-feira, dia 20, Luiz Braga oferece um sarau lítero-musical, em que o poeta parauara João de Jesus Paes Loureiro  vai mostrar a diversidade poética com que trabalha e a evolução formal e de linguagem que acompanha a evolução temática. Seus convidados Marcílio Costa e Antônio Moura, ao lado do violonista Salomão Habib, também recitarão poemas de sua autoria e alternarão estrofes de “O Romance das Icamiabas”, de JJ Paes Loureiro, abordando o processo criativo por trás dos escritos.  

No domingo, 23, Luiz Braga estará no MEP das 10h às 10:30h, para uma visita guiada com o público, integrada à programação do projeto Circular Campina – Cidade Velha. Às 11h, será exibido o filme “La dolce vita”, de Federico Fellini.

Já no dia 27 o professor e artista plástico Alexandre Sequeira vai discorrer acerca de “A poética e a cor na obra de Luiz Braga”, elemento central de sua produção e pelo qual se tornou conhecido nacionalmente. A palestra será em meio a um passeio didático, caminhando pelas salas da exposição no Museu. 

Encerrando o mês, no sábado dia 29, a fotógrafa Irene Almeida receberá o público infantil para uma oficina de câmera escura, na qual as crianças farão manualmente, com papel cartão, cola e papel vegetal, o objeto em que é possível perceber o princípio da formação das imagens. A atividade lúdica estimulará o olhar dos pequenos e suas percepções do mundo ao redor. Antes da atividade, Luiz Braga fará um passeio pela exposição com a turminha miúda. 
O Museu do Estado do Pará fica na Praça D. Pedro II, s/n, na Cidade Velha. O ingresso custa R$ 4, com entrada gratuita às terças-feiras. A visitação é de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. Aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Não percam!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *