0

Percorrer e revelar paisagens da belle époque na cidade de Belém do Pará é o lema do passeio do Roteiros Geoturísticos, projeto de extensão da UFPA coordenado pela professora doutora Maria Goretti da Costa Tavares (Faculdade de Geografia e Programa de Pós Graduação em Geografia), neste domingo, dia 11, com saída na Praça das Sereias (em frente ao Cinema Olympia), às 8:30h. As inscrições são gratuitas, pelo e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com. O percurso: Cinema Olympia – Praça das Sereias – IEP – Avenida Nazaré – Palacete Bolonha – Av. Governador José Malcher – Coretos e Praça da República – Theatro da Paz – Grande Hotel – Av. Presidente Vargas – Rua Santo Antônio – Paris N´América – Praça dos Estivadores. 

O projeto Circular também convida convida a todos para mais um domingo circulante pelos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto. Serão mais de 20 espaços culturais abertos com programação variada, das 10h às 18h. 

Confiram:

1. Casulo Cultural – Trav. Frutuoso Guimarães 562 – Campina – Espaço para arte, cultura e educação, das 14h às 18h.
Exposição coletiva Cidades Íntimas, de Cynthia Marques, Renata Aguiar, Maurício Franco e Isabela do Lago.

2. Espaço Cultural Valmir Bispo Santos – Trav. Padre Prudêncio, 681 – Campina, das 10h às 18h.
Exposição coletiva de Deivid Santos, Mauro Barbosa, Marília Melo, Michelle Quadros, Nádia Barbosa e Vânia Santos. 

3. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – Trav. Padre Prudêncio, esquina com Aristides Lobo.
Café da manhã na praça a partir das 8h. Canto de Chão às 10h. Missa em Latim às 11h. 

4. Porto do Sal – Rua São Boaventura com Gurupá – Cidade Velha.
A partir das 10h: exposição de Del Tetto Jr. e Elaine Arruda na Metalúrgica Santa Terezinha; ação de pintura com os artistas Éder Oliveira e Luís Júnior; churrasco do Dinho. 

5. Kamara Kó – Trav. Frutuoso Guimarães, 611 – Campina, das 10h às 18h.
Abertura da Exposição “Inquietude”, individual da fotógrafa Ana Mokarzel. 

6. Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará – Av. Portugal, 267 (altos) – Campina, das 10h às 18h. 

7. Hope Skatehouse – Rua Aristides Lobo, 134 – Campina. Venda de artigos para skate, das 10h às 18h.

8. Belchior Escola de Beats – Rua Aristides Lobo, 134 – Campina, com Oficina de Iniciação à Música Eletrônica, de 14h às 18h. 

9. Discosaoleo – Trav. Campos Sales, 628, porão, entre Riachuelo e General Gurjão – Campina, das 11h às 18h.
Mini concertos e venda e colagem de poster lambe-lambe com a fotógrafa Evna Moura; 11:30h Rafael Azevedo Trio; 15:30h Delinquentes Acústico; e 17:30h Marcel Barretto. 

10. Gotazkaen – Trav. Rui Barbosa, 543, das 11h às 19h. 

11. Atelier Drika Chagas – Trav. Capitão Albuquerque, 300 – Cidade Velha, das 10h às 18h. 

12. Espaço Oficina Assim – Trav. Frei Gil de Vila Nova, 215 – entre Manuel Barata e Ó de Almeida – Reduto, de 9h às 12h aula prática de desenho livre pelas ruas da Campina e Cidade Velha, como parte da oficina de sketches urbanos, com técnicas de perspectiva, grafite sobre papel e desenho de observação, para a apropriação da linguagem através do olhar de uma “cidade invisível”. Ministrada por Nelson Carvalho, ela acontece de 9 a 19 de janeiro. Inscrições pelos telefones: 98100-9610; 98304-3371 e 98052-0070. Das 11h às 15h  a risoteria da Oriana será montada novamente na cozinha aconchegante do Assim para o preparo, na hora, de risotos e variados pratos para o almoço dos circulantes.

13. Atelier do Porto – Trav. Gurupá, 104 – Cidade Velha, das 10h às 18h. 

14. Fórum Landi – Praça do Carmo, nº 60 – Cidade Velha, das 10h às 19h.
A Editora da UFPA participa na venda de títulos com até 50% de desconto, da Ed. UFPA, Edusp, Editora da UNIFESP, Companhia das Letras, Ateliê Editorial, Boitempo, Paka-Tatu, Cortez e outras. 

15. Geo Turismo da UFPA – Roteiro da Belle Époque.

16. Centro Cultural do Carmo – Alameda do Carmo, 40/48, Praça do Carmo – Cidade Velha, das 10h às 18h. 

17. Xícara Voadora – Trav. Piedade, 599. Altos – Reduto – comida vegetariana, loja de vinis, estúdio de ensaio e de gravação, a partir das 11h. 

18. Tapioquinha da Dona Cléia – Trav. Frutuoso Guimarães, 691 – entre Carlos Gomes e General Gurjão – Campina, a partir das 10h, com bolos, cuscuz e tapioquinhas. 

19. Restaurante Dona Joana – Trav. Campos Sales, 482, entre Aristides Lobo e Ó de Almeida – Campina, das 11h às 16h com comida 100% sem glúten. 

20. Bar do Rubão – Trav. Gurupá, 312 – entre Cametá e Dr. Malcher – Cidade Velha, a partir do meio-dia, com a tradicional casquinha de caranguejo mais famosa da Cidade Velha. 

E Michel Pinho convida todo mundo para a visita monitorada na Cidade Velha que promove em homenagem ao aniversário de Belém. Serão percorridas as ruas e os prédios históricos de Belém. Primeira vez, cegos, portadores de baixa visão e surdos poderão participar. Haverá áudio descrição por Aline Corrêa e uma profissional de Libras, que estarão na jornada. Local do encontro: na frente do Forte do Presépio – Cidade Velha, às 8:30h da manhã. O trajeto inclui a Rua do Norte, Praça do Carmo, Palácio Lauro Sodré, igreja da Sé e monumento ao general Gurjão. 

Os eventos são gratuitos. Aproveitem! Não esqueçam de ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves, além de levar guarda-chuva ou capa de chuva. Afinal, a tradição de Belém é a chuva.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Aprimoramento da Secom

Anterior

Paraura eleito para a ABDT

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *