0
 

Dois irmãos, ambos machos da espécie Panthera onca (onça-pintada), resgatados no Pará, foram transportados em aeronaves de Marabá (PA) a Guarulhos (SP). Para garantir a segurança e o bem-estar dos animais, cada felino viajou em um voo diferente, um na quinta-feira passada (3) e outro na sexta-feira (4). A remoção foi gratuita, através do programa Avião Solidário da Latam, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

Caeté e Caiapó têm cerca de dois anos de idade e foram resgatados pelo Ibama em 2023 em Tomé Açu (PA). Após os primeiros atendimentos, seguiram para o BioParque Vale Amazônia, em Parauapebas (PA). Agora, Caeté foi acolhido pelo zoológico Joaquim Garcia Franco, em Guaíra (SP), marcando a estreia da instituição no programa nacional de preservação de grandes felinos.

Já Caiapó será acolhido pelo Zoobotânico Municipal de São José Rio Preto (SP), referência em conservação de fauna silvestre. A ação faz parte do Programa de Conservação ex-situ da espécie, coordenado pelo ICMBio em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), pela AZAB e pelo Ibama.

Com o apoio da companhia aérea, a viagem, que duraria ao menos 35 horas por via terrestre (considerando pausas e cuidados necessários ao longo do percurso), foi concluída em cerca de seis horas, mesmo com uma conexão rápida em Brasília.

Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da Latam, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além das 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na crise do Rio Grande do Sul, em 2024.

Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com as organizações Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, SOS Mata Atlântica, AZAB, Alto Arapiuns e ASBRAD.

Sindifisco insta bancada do Pará a votar por taxação de super-ricos

Anterior

Projeto Muiraquitã leva atendimento médico gratuito a comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários