0
 

Durante o mês de julho, o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilho França, 522/523 – Campina, Belém) terá uma série de oficinas formativas voltadas para diferentes públicos interessados em explorar linguagens como o audiovisual, a arte popular e as artes visuais, com destaque para técnicas tradicionais da Amazônia e ministradas por artistas e educadores com vasta experiência em suas áreas.

A programação começa hoje, com a oficina “Iniciação às Técnicas do Stopmotion”, de 1º a 4 de julho, sempre das 15h às 18h, no Núcleo de Audiovisual da unidade. Sob orientação do artista e animador Woylle Masaki, a atividade apresenta aos participantes (a partir de 12 anos) os princípios básicos da animação quadro a quadro, por meio da modelagem em plastilina, argila e materiais naturais. Ao longo de quatro encontros, os alunos vão desenvolver em conjunto um curta-metragem animado, vivenciando todas as etapas do processo criativo, do roteiro à finalização. São 20 vagas disponíveis, e as inscrições seguem abertas até o início da oficina.

No sábado, 5 de julho, o foco se volta à arte popular amazônica com a oficina “Construção e Arte com Miriti”, conduzida pelo artista visual Francelino Mesquita, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Conhecido por seu trabalho há mais de 25 anos com esse material típico da floresta, Francelino compartilha os saberes tradicionais da confecção de brinquedos e esculturas em miriti. A atividade oferece 15 vagas e é voltada para todos os públicos, convidando os participantes a aprender as técnicas de corte, encaixe e montagem, enquanto criam suas próprias peças autorais.

Entre os dias 8 e 11 de julho, Woylle Masaki retorna com uma nova proposta: a oficina “Iniciação à Animação com Uso de Aplicativos para Celular”, das 15h às 18h. Utilizando ferramentas digitais acessíveis, a atividade busca democratizar a prática da animação digital, com foco em narrativas visuais simples. Indicada para maiores de 12 anos, a oficina oferece 20 vagas e introduz os participantes às potencialidades dos dispositivos móveis como instrumentos criativos. As inscrições vão até 8 de julho.

Encerrando a programação formativa, no dia 12 de julho, o mestre da “letra decorativa amazônica” Luis Júnior realiza a oficina “Pintura de Letra Popular”, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Natural de Igarapé-Miri e herdeiro dos saberes do mestre Rosi, Luis tornou-se referência nacional na pintura tipográfica ribeirinha, colorindo embarcações e encantando com letras que são verdadeiras poesias visuais. Na oficina, com 15 vagas e classificação livre, ele abordará a história e as técnicas dessa tradição gráfica única, orientando os participantes na criação de suas próprias letras decorativas.

Os valores das inscrições variam de acordo com o perfil do participante: gratuito para trabalhadores do comércio e dependentes; R$19,00 para conveniados e empresários; e R$29,00 para o público geral. As inscrições podem ser feitas pelo site do Sesc ou presencialmente na Central de Relacionamento do Sesc Ver-o-Peso.

Informações: (91) 98486-1498 / (91) 4005-9501 / 4005-9504 / 98157-7271 (WhatsApp).

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Vacina meningocócica ACWY passa a ser aplicada em bebês de 12 meses no SUS

Anterior

O 1º de julho que Amália escolheu

Próximo

Você pode gostar

Comentários