0

Nos dias 1 e 8 de junho, a Associação Fotoativa (que fica na Praça Visconde do Rio Branco, 19) receberá a “Oficina de Introdução à Cinefilia: memória, pensamento crítico e curadoria”, ministrada por Adolfo Gomes. A atividade ocorrerá nestes dois sábados, das 9h30 às 12h30, e se propõe a uma reflexão teórica e afetiva sobre a construção da memória e do pensamento crítico no audiovisual.

A oficina tem como intuito uma imersão na trajetória que vai da paixão inicial pelo cinema à análise estética, formando o olhar essencial para a curadoria e apreciação cinematográfica, e faz parte do projeto “Ontem nos Cinemas: Arqueológicas Fotoafetivas”, que visa rememorar a experiência de ir ao cinema na segunda metade do século passado. A proposta é recriar o encanto das fotos e cartazes dos filmes que decoravam os lobbys e marquises, despertando a imaginação antes mesmo da sessão começar, oferecendo um gesto arqueológico e afetivo ao relembrar para os mais velhos a magia de paralisar a arte do movimento num frame da memória, e apresentando às novas gerações vestígios de um comportamento cinematográfico que ainda mobiliza nossos sentidos e sensibilidades.

Adolfo Gomes é jornalista, crítico de cinema filiado à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e cineclubista. Graduado em Comunicação Social pela UFPA, foi repórter e colunista do jornal “Diário do Pará” e editor do caderno de cultura do jornal “A Província do Pará”. Também atuou como assessor de imprensa da Associação dos Docentes da UFPA e coordenou o Núcleo de Difusão da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural da Bahia. Desde 2020, Gomes vive entre Belém e Salvador, dedicando-se a curadorias, assessorias, projetos especiais, debates, palestras e instrução de cursos e oficinas, tanto virtuais quanto presenciais.

A oficina conta com o apoio cultural da Fotoativa e Maxcolor, sendo uma realização da Luz|Imagens e Histórias, com patrocínio do Banco da Amazônia. O projeto foi contemplado no Edital de Espaços Culturais Banco da Amazônia 2024. A programação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados a partir dos 16 anos podem se inscrever até o dia 31 de maio pelo e-mail cineadolfogomes@gmail.com ou pelo WhatsApp (71) 98544-0460.

A Via dos Mercadores e a cidadania em Belém

Anterior

Diálogos sobre interseções entre fotografia e ciência na Amazônia no MPEG

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *