Lançamentos literários, apresentações de teatro, oficinas voltadas para as culturas pop e japonesa, arrecadação de livros, atividades pedagógicas e lúdicas direcionadas ao público infantil, entre outras ações, estão no cardápio de cultura e arte servido aos visitantes do estande da…

O procurador do Ministério Público do Trabalho Sandoval Alves da Silva tomou posse na chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região para o biênio de 2021-2023 enfatizando o papel decisivo do MPT na garantia dos direitos humanos. O…

Prevaleceu o bom senso e o cuidado com as pessoas. O prefeito Edmilson Rodrigues ouviu o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e técnicos responsáveis pela vacinação e enfrentamento à Covid-19, e cancelou os desfiles das escolas de samba, blocos…

Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

Obesidade & diabetes

Ai, ai… Pesquisadores israelenses descobriram um gene que relaciona o estresse ao diabetes e à obesidade. Numa experiência com ratos de laboratório, a equipe do Dr. Alon Chen, do Departamento de Neurobiologia do Instituto Weizmann, verificou que mudanças na atividade de um simples gene no cérebro do rato não apenas provoca ansiedade, mas também altera o metabolismo do roedor, que passa a desenvolver sintomas de diabetes tipo 2. A equipe acredita que a explicação esteja numa proteína conhecida como Urocortin-3 (Unc3), produzida em certas células do cérebro em situação de estresse. Estas células nervosas têm extensões que transportam o Ucn3 para dois locais no cérebro: o hipotálamo, o centro de regulação hormonal das funções básicas do corpo, que supervisiona os sentimentos de fome e saciedade; e a região que controla os níveis de ansiedade. As pesquisas mostraram que as células nervosas dessas duas áreas têm um receptor especial para o Ucn3 nas suas superfícies e que a proteína obriga esses receptores a iniciar a resposta ao estresse.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *