A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

O seccionamento dos leitos das PA-252 (entre Acará e Moju), PA-150 (entre Goianésia do Pará e Tailândia) e PA-481 (Barcarena), em razão das fortes chuvas e da cheia de rios próximos, que romperam os bueiros, partindo o asfalto completamente nesses…

O prefeito Edmilson Rodrigues está fazendo uma mini reforma administrativa. Depois da nomeação da ex-deputada e educadora Araceli Lemos para a Secretaria Municipal de Educação, ele nomeou Inês Silveira, que chefiava o Cerimonial do Gabinete do Prefeito, para a presidência…

Pesquisa de intenções de votos para prefeito de Terra Santa(PA), feita pela Destak, aponta que Siqueira Fonseca lidera com 38% das intenções de voto, seguido por Jaciara com 33%, na estimulada. Na espontânea, ele também está na frente, com 19%.…

O surdo & o mudo

As relações entre o Executivo e o Legislativo estão por um fio. Que já está um bocado esgarçado. E os ruídos de comunicação proliferam.

Ontem, na hora da sessão solene pelo Dia da Mulher, houve escaramuças entre a segurança da Alepa e integrantes da caminhada em defesa dos direitos das mulheres – organizada pela Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, da qual participaram representantes da União Brasileira das Mulheres, CUT e Funpapa, entre outras entidades -, animada pelo Arraial do Pavulagem.

É que a mulherada queria entregar solicitação de audiência pública para tratar da aprovação do fundo destinado ao Conselho, da garantia de capacitação das profissionais da área de segurança pública e um orçamento público para as políticas destinadas aos direitos das mulheres.

A segurança achou que se tratava de manifestação pela aprovação do empréstimo de R$366 milhões, barrou a entrada, houve tumulto, roupas rasgadas, mas depois uma comissão foi recebida pelas deputadas Simone Morgado (PMDB), Tetê Santos (PSDB), Regina Barata (PT) e pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS).

Hoje de manhã, o equívoco persistiu, revelando o fosso nas relações institucionais dos dois Poderes. Ainda considerando ter havido ação indevida do governo, o presidente da Alepa, deputado Domingos Juvenil, interrompeu a sessão para comentar o episódio e lamentar que a comunicação não tenha sido feita como manda o protocolo. Foi o bastante para que Jordy e Bira Barbosa (PSDB) se manifestassem com veemência, tecendo duras críticas à governadora Ana Júlia Carepa e o deputado Parsifal Pontes (PMDB) chegasse a ameaçar apresentar pedido de impeachment.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *