0

O 5 de novembro foi instituído Dia Nacional da Cultura em homenagem ao jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador Rui Barbosa, um dos maiores intelectuais do Brasil. E nesta data marcante a Academia Paraense de Letras abre suas portas ao público para a programação da “Noite do Bruxo”, que começa às 18h30 com um ciclo de palestras sobre a vida e obra do “Bruxo do Cosme Velho”.

Os acadêmicos Antônio José de Matos, Agildo Monteiro, Nazaré Mello, Homerval Thompson Teixeira, Sebastião Godinho e Ivanildo Alves abordarão aspectos diversos do mestre da literatura brasileira.

O ciclo inicia com “Vida e Obra de Machado de Assis”, por Agildo Monteiro, coordenador do evento. Em seguida, Antônio José Mattos profere “Ficção ou Realidade? Diga aí, oh, Bruxo do Cosme Velho”. Depois , “Os Críticos de Machado de Assis”, será ministrada por Sebastião Godinho e Nazaré de Mello falará acerca da “Análise das Personagens Com Teor Universal”.
“A Espiritualidade em Machado de Assis” será contada por Homerval Thompson Teixeira e a programação será encerrada pelo presidente da APL, Ivanildo Alves, ministrando a palestra “Personagens de Machado de Assis, Ótica de Cândido Portinari”.

O título do evento, “Noite do Bruxo do Cosme Velho”, faz referência ao apelido do escritor homenageado, um dos membros-fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1897, e seu primeiro presidente. 

Jornalista, romancista, teatrólogo e crítico, Machado de Assis viveu até aos 69 anos e deixou uma obra vastíssima que o posiciona como um dos maiores escritores mundiais de todos os tempos.

A APL fica na rua João Diogo, 235, bairro da Campina, em Belém, em frente ao TRE do Pará.

Confiram os detalhes da programação e os currículos dos palestrantes.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

O genial Quincy Jones

Anterior

Alepa é pioneira na Rede de Sustentabilidade do Legislativo

Próximo

Você pode gostar

Comentários