0
 

A Netflix divulgou hoje o trailer oficial e as primeiras imagens de “Pssica”, a minissérie que é adaptação do livro homônimo do jornalista, escritor e dramaturgo – e colunista do Portal Uruá-Tapera – Edyr Augusto Proença, que estreia no catálogo da plataforma no próximo dia 20 de agosto de 2025. Com direção de Quico Meirelles e um episódio dirigido e produzido por Fernando Meirelles, cineasta indicado ao Oscar por Cidade de Deus, a produção de quatro episódios, se fizer jus ao livro, será certamente uma obra prima do audiovisual contemporâneo. Posso até ser suspeita para opinar pois sou fã de carteirinha do Edyr Augusto, mas desde que li, pela primeira vez, um livro de sua autoria (“Moscow”, no caso), sempre tive a opinião de que sua escrita “pedia” o cinema. “Pssica”, acho, é o meu preferido de todos.

“Pssica” foi filmada em Belém e no Marajó e mostra as trajetórias de personagens complexos se entrelaçam em um ambiente de sobrevivência e conflitos. A narrativa acompanha Janalice (Domithila Cattete), uma jovem raptada pelo tráfico humano, Preá (Lucas Galvino), chefe de uma gangue de ratos d’água e Mariangel (Marleyda Soto), mulher marcada pela tragédia que busca vingança pela morte da família. Os personagens vivem sob a sombra de uma “pssica”, maldição que acreditam ter sido lançada sobre eles, e tentam lidar com a brutalidade e a incerteza de um destino que parece inevitável.

A produtora Andrea Barata Ribeiro, da O2 Filmes, destacou a relevância social e cultural da história: “Conheci o livro há alguns anos e percebi que a leitura me apresentou para temas urgentes e uma realidade que precisa ser discutida. Estou realizada ao saber que agora vamos lançar essa minissérie para que mais pessoas conheçam essas histórias”.

Criada e roteirizada por Bráulio Mantovani (indicado ao Oscar por Cidade de Deus), em parceria com Fernando Garrido e Stephanie Degreas, a minissérie tem produção de Andrea Barata Ribeiro e Fernando Meirelles, com coprodução de Cristina Abi, da O2 Filmes. O elenco reúne nomes como Ademara, Ana Luiza Rios, Bruno Goya, Claudio Jaborandy, David Santos, Felipe Rocha, Gabriel Knoxx, Luca Dan, Maycon Douglas, Ricardo Teodoro, Sandro Guerra, Sendí Baré, Welket Bungué e Wesley Guimarães.

Não sei vocês, mas eu já coloquei o alarme no calendário para este presente que vai chegar exatamente uma semana antes do meu aniversário.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Mesa de Diálogo busca soluções para o PSM da 14

Anterior

Mutirão dos Povos definirá estratégias rumo à COP30

Próximo

Você pode gostar

Comentários