0

Nesta quarta (25), a 9ª e 10ª promotoras de justiça da Infância e Juventude de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan e Lilian Viana Freire,  promovem a audiência pública “Meninos do Trem”, na Câmara Municipal, com início às 13h, e participação do engenheiro ferroviário canadense James R. Bertrand, que inspecionou a Estrada de Ferro Carajás no período de 8 a 21 de fevereiro de 2014. O evento é aberto à sociedade, mas só os inscritos poderão se manifestar, o que pode ser feito no local do evento, até 30 minutos após a abertura. Representantes do Ministério Público do Estado do Maranhão também vão participar, pois também abriram procedimento acerca do assunto. 

O caso “Meninos do Trem” trata da situação de crianças e adolescentes que embarcam clandestinamente no trem de transporte de minério da Vale, atravessando os Estados do Pará e Maranhão, e ficam expostos a contaminação pelo minério, sufocamento e atropelamentos, entre outros perigos. O trem, considerado o maior do mundo, atravessa 27 municípios (4 do Pará e 23 do Maranhão). Em 2012, durante audiência pública em São Luís(MA), a Vale firmou acordo assumindo responsabilidades e despesas na criação de um Plano de Segurança. Indicado para a tarefa, o engenheiro ferroviário da agência reguladora de transportes do governo canadense, James R. Bertrand, realizou inspeção ao longo da EFC a fim de expor suas impressões e sugestões sobre a situação e o Plano de Segurança apresentado pela Vale. 

Para conhecer o edital  da audiência, clique aqui.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Posse de Luiz Neto no TJE-PA

Anterior

O silêncio dos bons

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *