Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Lançamentos literários da Editora Amo!

Nesta quarta-feira, 30 de março, a Editora Amo! lança “Já estavam no ventre da Terra”, de Daniel da Rocha Leite, e “Laboratolhos”, de Luciana Brandão Carreira, no espaço cultural Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449, bairro de Nazaré, Belém do Pará), às 20h. Com especial cuidado com a acessibilidade, os livros impressos virão com QR Code e uma chave de acesso para a escuta das histórias. O projeto gráfico é de Andréa Pinheiro e as ilustrações de Maciste Costa.

Bacharel em Direito e Licenciado Pleno em Letras, com habilitação em Língua Alemã, Pós-Graduado em Língua Portuguesa e Análise Literária, Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura, e Doutor em Estudos Literários, Daniel da Rocha Leite é professor, advogado e escritor e um dos expoentes na literatura do Pará. Tudo começou quando, ainda muito jovem, em 1992, venceu o FEART – Festival de Artes da Assembleia Legislativa (de onde é servidor efetivo), na categoria Poesia. De lá para cá, colecionou prêmios. Em âmbito nacional, o Prêmio de Poesia Carlos Drummond de Andrade, SESC-DF, 2007, e foi finalista dos Prêmios Machado de Assis (Contos) e Monteiro Lobato (Literatura Infantil), SESC-DF, 2007 e 2011. Em nível estadual, venceu por três vezes o Prêmio de Literatura do Instituto de Artes do Pará – IAP, com Livros de Contos nos anos de 2004, 2007 e 2011. Selecionado pelo Prêmio Dalcídio Jurandir da Fundação Cultural do Pará, 2010, na categoria Livro de Crônicas. Em 2008, com o romance Girândols, ganhou o Prêmio Samuel Wallace Mac-Dowell da Academia Paraense de Letras, em conjunto com o Governo do Estado do Pará. Entre poesia, romance, contos, crônicas e literatura infantojuvenil, já publicou dezesseis obras. Médica psiquiatra, Mestre em Psicologia Clínica, Doutora em Psicanálise Pós-doutora em Estudos Literários, pesquisadora da rede internacional de pesquisa Escritas da Experiência, professora adjunta IV na cadeira de Psiquiatria da UEPA e preceptora do Ambulatório de Saúde Mental do Cesupa, onde integra o corpo docente do Mestrado Profissional na área de Ensino em Saúde – Educação Médica, Luciana Brandão é autora dos livros “Entre”, “Os tempos da escrita na obra de Clarice Lispector”, “No litoral entre a literatura e a psicanálise”, “A letra da água”, “Porta-voz”, “Medo”, “Meia-lua”, “Os cânticos da clorofila – o corpo em prece”. Compõe o núcleo editorial da Revista de literatura Polichinello, e o grupo de Pesquisa (CNPQ) Patologia e Imunologia Humana e Experimental. Coordena o Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da UEPA, projeto de extensão do qual é idealizadora, e do Projeto de Pesquisa “Atelier da Palavra – ler, narrar, escrever, escutar”, no âmbito das Humanidades Médicas. Em 2016, foi contemplada com o prêmio de poesia Carlos Drummond de Andrade, pelo SESC-DF. Em 2018, recebeu o Prêmio, em Primeiro Lugar, no concurso regulado pelo Edital Prêmios Literários 2018 da FCP, na categoria Poesia.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *