0
 

O professor doutor Georgenor de Sousa Franco Filho lança nesta quarta-feira, 22, às 18h, o livro Doutrina Ambiental da Igreja, na Catedral Metropolitana de Belém do Pará. Pioneira no Brasil a tratar desse tema, e quiçá no mundo, conforme destaca no prefácio o Monsenhor Ronaldo Menezes, vigário geral da Arquidiocese de Belém e membro da Academia Paraense de Letras, a obra convida a uma reflexão profunda e necessária acerca dos desafios ambientais do século XXI, articulando conceitos de direito ambiental, filosofia, teologia e ciências sociais, mostrando como a tradição da Igreja se mantém atual e relevante diante das mudanças climáticas e da crise ecológica global. A Amazônia ganha atenção especial, discutida em sua relação com a preservação ambiental, os povos originários e o futuro da humanidade.

Amparado na tradição da Doutrina Social da Igreja e atualizado por meio da análise crítica de documentos recentes, o autor oferece uma obra que conecta fé, ética e responsabilidade socioambiental, como destaca a editora Mizuno. Mais do que um estudo teórico, o livro é fonte de conhecimento indispensável para compreender as bases espirituais, jurídicas e sociais da preservação ambiental. A obra dialoga com a Encíclica Laudato Si’ e com a exortação Laudate Deum, ampliando a visão sobre temas que impactam não apenas a Igreja, mas toda a humanidade.

Esses pontos permitem ao leitor compreender a interrelação entre fé, ética cristã e proteção do planeta, fundamentando uma visão crítica sobre os caminhos para a sustentabilidade.

Georgenor de Sousa Franco Filho, doutor “honoris causa” pela Universidade da Amazônia, desembargador do Trabalho aposentado do TRT da 8ª Região, presidente honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, também é membro da Academia Ibero-Americana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social, da Sociedad Hispano Brasilea de Derecho Comparado, da Academia Paraense de Letras, da Academia Paraense de Letras Jurídicas e da Asociación Iberoamericano de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social.

Apesar da profundidade acadêmica, o texto é claro e estruturado para alcançar diferentes perfis de leitores, inclusive interessados leigos. Trata-se de obra essencial para quem deseja compreender como fé, ética e responsabilidade ambiental se entrelaçam na construção de um futuro sustentável, com apontamentos atuais sobre ecologia, mudanças climáticas e preservação da Amazônia. É uma leitura que ilumina tanto o campo jurídico quanto o espiritual, oferecendo visão integral da proteção ambiental.

SBG faz visita técnica a empreendimentos em Carajás

Anterior

Patrimônio Cultural

Próximo

Você pode gostar

Comentários