Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

De autoria do carnavalesco e professor Paulo Anete, o enredo para o Carnaval 2022 da Escola de Samba Grêmio Recreativo Carnavalesco e Cultural Os Colibris, de Belém do Pará, é “Zélia Amada/ Zélia de Deus/ Zélia das Artes/ Herdeira de…

Batizada de sagui-de-Schneider (Mico schneideri), em homenagem ao pesquisador brasileiro Horácio Schneider (1948-2018), geneticista da Universidade Federal do Pará e pioneiro da filogenética molecular de primatas, a descoberta alvoroçou a comunidade científica internacional. A nova espécie de sagui amazônico do…

Jornalista com diploma

A aprovação do Recurso Extraordinário (RE 511961) seria um retrocesso sem precedentes, do ponto de vista do interesse público. Assemelha-se a revogar a obrigatoriedade do ensino superior para o exercício da medicina, da odontologia, das engenharias e da advocacia – só para citar algumas profissões com regulamentação inquestionável. Em quase sete décadas de luta, nenhum cidadão foi impedido de acessar aos meios de comunicação para, livremente, expressar suas opiniões. O que está em jogo é a possibilidade de monopólio privado, altamente nocivo à convivência democrática, de parte de alguns empresários do setor, que pretendem deter a prerrogativa de nominar quem é ou não é jornalista. A manutenção da exigência da formação superior contribui para a democratização das comunicações, em defesa do direito à informação de qualidade, plural e democrática. Em última análise, lutar em defesa da formação superior é reconhecer o jornalismo como prestação de serviço ao público, uma área de conhecimento social cada vez mais relevante à consolidação democrática“. (Samuel Lima, jornalista e docente do ensino superior, em manifestação à Fenaj)

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *