0

Abre na próxima quarta-feira (27), às 16h, no anfiteatro Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto, a 20ª edição da coleção “Joias de Nazaré 2023′, produzidas por designers, ourives, lapidários e demais profissionais que integram o Polo Joalheiro do Pará. A exposição é aberta ao público e prossegue até o dia 7 de outubro, de 10h às 18h. A entrada é gratuita. Simultaneamente à exposição, será lançada a 9º mostra da Coleção Moda Autoral – Círio, que reúne peças de dezesseis designers paraenses do Arranjo Produtivo Local de design e moda. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado do Pará, destaca a identidade regional através da valorização das características culturais e criativas sustentáveis.

A coleção ‘Joias de Nazaré 2023’ é composta por 68 peças em ouro 18k, prata 925 e gemas minerais com design criativo a partir do simbolismo da festividade nazarena, a exemplo da berlinda, corda, romeiros, carros dos milagres, aliando criatividade e técnicas da incrustação paraense, que consiste na utilização de cores de extratos naturais, e outros elementos que representam a riqueza amazônica, e que foram criadas por profissionais que integram o Polo Joalheiro.

O processo criativo da mostra é formado a partir das inspirações trabalhadas nos workshops de joias e moda, com peças de vestuário e acessórios, realizados no primeiro e segundo semestre, respectivamente, no ESJL. A oficina foi ministrada pela designer de joias e professora do curso de bacharelado em design da Universidade do Estado do Pará, Me. Rosângela Gouvêa Pinto. Após a conclusão das oficinas, os projetos são selecionados e, em seguida, ocorre a curadoria. Já a produção das peças acontece de acordo com a aprovação dos projetos, mobilizando a cadeia produtiva e a rede colaborativa. 

A Moda Autoral Círio exibe 307 peças entre vestuário, acessórios, objetos de decoração, que unem elementos da fé, devoção e sustentabilidade, e resulta do Workshop de Criação e Desenvolvimento de Produtos de Moda Autoral – Círio 2023. Com o tema “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”. A oficina foi ministrada pela Professora de Design de Moda da Universidade da Amazônia (Unama), Yorrana Maia, e teve como objetivo, desenvolver e lançar coleções de moda autorais, partindo da prática do método 5C: consciência; contexto; coleção; confecção e comercialização.

“O produto autoral vem cheio de impressões e influências de seu criador. E, ao contrário do que muitos pensam, o produto autoral não é aquele onde identificamos uma criação inusitada, mas sim aquele produto com valor autêntico muito presente, que transmita a essência em todas as escolhas que a marca faz”, acrescentou a professora.

Çairé ou Sairé e sua vertente folclórica

Anterior

STF diz não a marco temporal para terras indígenas

Próximo

Você pode gostar

Comentários