0
 
Pela legislação em vigor o cartório do segundo ofício é responsável pela emissão de primeira via gratuita de registro de nascimento em todo o País. Só que em diversos postos de emissão em Belém, especialmente na Santa Casa e na Beneficente Portuguesa, segundo informações dos funcionários os equipamentos estão danificados e por isso somente emitem a certidão com 8 dias, no mínimo. Perguntado o porquê do cartório não substituir os ditos equipamentos, a resposta é que são de responsabilidade do Poder Judiciário e até o momento o TJE não providenciou.
Na primeira raquetada o cartório passou sua responsabilidade ao TJE… Para quem será a próxima? Como dizia um velho pescador: na disputa entre o mar e o rochedo que se ferra é o siri
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Retomada de prerrogativas

Anterior

Pérolas do ENEM 2009

Próximo

Você pode gostar

Comentários