A Fundação de Apoio à Pesquisa do Pará estruturou o Laboratório de Biossoluções e Bioplásticos da Amazônia (Laba), forneceu recursos para aquisição de equipamentos e adequação do espaço, obtenção de matéria-prima e também de bolsas para alunos, através de projeto…

Os promotores de justiça de Defesa do Consumidor, Regiane Ozanan, Frederico de Oliveira e Joana Coutinho, peticionaram à justiça estadual reiterando a necessidade da apreciação das medidas de urgência requeridas na Ação Civil Pública ajuizada em 4 de novembro do…

Em sessão solene do Tribunal de Contas do Estado do Pará, foi empossada na tarde de quinta-feira, 23, no Plenário Conselheiro Emílio Nogueira, edifício-sede do TCE-PA, a conselheira Daniela Lima Barbalho, na vaga aberta pela aposentadoria do conselheiro Nelson Chaves.…

Um filhote de peixe-boi se enredou em uma malhadeira na orla de Santarém (PA) e, tão logo os pescadores locais identificaram o animal, prestaram socorro, libertando-o, e acionaram de imediato a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Medindo cerca de 1,20m,…

JJ Paes Loureiro na Cadeira 25 da ALB

A Academia de Letras do Brasil diplomou os novos membros efetivos eleitos, que tomarão posse em data a ser marcada pelo presidente da ALB, Marcos Freitas. Entre eles, o poeta, prosador, ensaísta, romancista, ficcionista, teatrólogo e professor João de Jesus Paes Loureiro, um dos intelectuais mais importantes do Pará de todos os séculos. Com a humildade e curiosidade próprias da grandeza e genialidade, do alto de seus joviais 83 anos, Paes Loureiro continua a produzir febrilmente, com a excitação de um adolescente, e tem enorme interesse por tudo de novo ligado às artes. Não à toa, está compondo raps, acompanha o movimento muralista, atento às nuances entre elementos constituintes do hip hop e o grafite, e inclusive a street dance, as artes cênicas (circo, dança e teatro), as diferentes linguagens das artes visuais, artes integradas e música.

Professor de Estética e Arte, mestre em Teoria da Literatura e Semiótica pela PUC/Unicamp, doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne, Paes Loureiro é de uma originalidade desconcertante. Mergulha na oralidade cabocla, nada de braçadas na cultura ancestral, história, imaginário popular e deságua no universal, metafísico, existencial, tornando as encantarias um espelho do mundo. A literatura vanguardista de JJ Paes Loureiro extrapola os limites da escrita. A força de sua narrativa reconstrói língua, espaço e linguagem. A oralidade vivaz se espraia. Expôs na X Bienal de São Paulo poemas visuais. Participou, com um poema-objeto, da mostra A Vanguarda Visual Brasileira – 50 anos depois da Semana de Arte Moderna, organizada por Roberto Pontual, para a Galeria Colletio, em São Paulo (SP). É, sem favor algum, um ícone amazônico com dimensão planetária.

Homem à frente de seu tempo, Paes Loureiro foi um divisor de águas quando exerceu os cargos de secretário de Estado de Cultura e secretário de Estado de Educação, ambos no Pará. Criou e presidiu a Fundação Cultural do Pará; idealizou, criou e presidiu o Instituto de Artes do Pará. Foi, ainda, secretário de Educação e Cultura de Belém, capital do Estado.

Colecionando prêmios da maior importância, vários de seus livros foram traduzidos e publicados na França, Alemanha, Itália, Portugal, Japão e China. Na ALB, JJ Paes Loureiro vai ocupar a cadeira 25, que tem como patrono Emílio Moura.

Confiram os eleitos e diplomados pela ALB: Cadeira 7 – Patrono Lima Barreto: José Alberto Wenzel; Cadeira 9 – Patrono Da Costa e Silva: Antônio Lisboa Carvalho de Miranda; Cadeira 18 – Patrono Cassiano Ricardo: Anderson Olivieri Mendes; Cadeira 20 – Patrono Cornélio Pena: Ruy Espinheira Filho; Cadeira 23 – Patrono José Lins do Rego: Ester Abreu Vieira de Oliveira; Cadeira 25 – Patrono Emílio Moura: João de Jesus Paes Loureiro; Cadeira 29 – Patrono M. Cavalcanti Proença: Luiza Leite Bruno Lobo.

E os novos membros correspondentes estrangeiros eleitos: Cadeira 1: Abhay Kumar (Índia); Cadeira 2: Indran Amirthanayagam (Sri Lanka/EUA); Cadeira 3: Alfredo Pérez Alencart (Peru/Espanha).

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *