A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

O seccionamento dos leitos das PA-252 (entre Acará e Moju), PA-150 (entre Goianésia do Pará e Tailândia) e PA-481 (Barcarena), em razão das fortes chuvas e da cheia de rios próximos, que romperam os bueiros, partindo o asfalto completamente nesses…

O prefeito Edmilson Rodrigues está fazendo uma mini reforma administrativa. Depois da nomeação da ex-deputada e educadora Araceli Lemos para a Secretaria Municipal de Educação, ele nomeou Inês Silveira, que chefiava o Cerimonial do Gabinete do Prefeito, para a presidência…

Jatene nos bastidores da Alepa

 Fotos: Ozéas Santos

Ontem, na Assembleia Legislativa, houve uma verdadeira demonstração de amadurecimento político. Mesmo com 18 partidos políticos representados na Casa e manifestantes na galeria portando cartazes de protesto, não foi registrado um só incidente e nem qualquer constrangimento. Após a sessão solene, em que leu a sua mensagem, o governador Simão Jatene​ concedeu entrevista coletiva à imprensa e conversou amistosamente com um grupo no gabinete da presidência, do qual faziam parte o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Cezar Colares, e o conselheiro do TCM Antonio José Guimarães, notoriamente muito próximo ao senador Jader Barbalho​(PMDB).


Jatene elogiou o discurso do líder do Governo, deputado Eliel Faustino​(SDD), agradeceu a ajuda que teve do deputado Raimundo Santos​ (PEN) como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, na tramitação dos projetos de iniciativa do Executivo, especialmente os de criação das taxas mineral e sobre recursos hídricos, e declarou que compreende perfeitamente a postura dos deputados oposicionistas, manifestada pelos deputados Carlos Bordalo​ (PT) e Iran Lima​ (PMDB), festejando a convivência pacífica de tantos pensamentos ideológicos diferentes, o que é natural em um Estado Democrático de Direito. O governador enfatizou, também, que não se incomoda nem um pouco com o fato de o seu partido, o PSDB, não ter o comando direto da Assembleia Legislativa e realçou a capacidade de articulação do presidente Márcio Miranda​ (DEM), que conseguiu, em chapa única, eleger à unanimidade a Mesa Diretora, contemplando todas as bancadas com assento na Casa, e sem qualquer interferência do Poder Executivo, que, tradicionalmente, sempre influenciou decisivamente a escolha. Achou ótimo a chapa ter sido montada de modo independente, até porque reconhece que, se fosse interferir nela, certamente o processo seria contaminado pelas desavenças oriundas da campanha eleitoral.


O Deputado Hilton Aguiar​(SDD) arrancou gargalhada geral pela proposta inusitada que fez ao governador. Convidou-o a inaugurar o terminal hidroviário de Itaituba, no dia do seu aniversário, e, ao ouvir dele que o terminal já está funcionando, não se deu por achado. Pediu então uma visita e se ofereceu para pagar as passagens de Jatene, já que a ordem é não gastar dinheiro com viagens. Bem humorado, Jatene disse que vai agendar uma visita técnica ao terminal fluvial e também verificar o andamento da obra do Hospital Regional do Tapajós, que está sendo erguido no município, em frente ao Hospital Municipal e próximo ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Orçada em R$120 milhões, a obra terá quase 13 mil metros quadrados de área construída, com seis andares. O hospital vai dispor de 160 leitos, sendo 120 operacionais, 10 de UTI adulto, 10 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica e 10 para Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), além de 22 máquinas para hemodiálise e seis salas de cirurgia. Serão oferecidos diversos serviços e especialidades em alta complexidade, como clínica médica, cirurgia, pediatria, obstetrícia e traumato-ortopedia, além de abrigar um completo centro de diagnóstico por imagem, com aparelhos de raios-X, ultrassom e outros. Vai desafogar toda a região, porque hoje os casos mais graves são encaminhados para Santarém, o que aumenta a demanda lá. Quando estiver funcionando, as pessoas não vão mais precisar se deslocar, e moradores de municípios próximos poderão ser atendidos com mais agilidade.


O novo Terminal Hidroviário de Itaituba tem postos do Juizado da Infância e Juventude, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon) e um Centro de Apoio ao Turista, além de salão de embarque/desembarque, passarela, guichês para venda de passagens, guarda volume, lanchonete e banheiros.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *