0

 Fotos: Ozéas Santos

Ontem, na Assembleia Legislativa, houve uma verdadeira demonstração de amadurecimento político. Mesmo com 18 partidos políticos representados na Casa e manifestantes na galeria portando cartazes de protesto, não foi registrado um só incidente e nem qualquer constrangimento. Após a sessão solene, em que leu a sua mensagem, o governador Simão Jatene​ concedeu entrevista coletiva à imprensa e conversou amistosamente com um grupo no gabinete da presidência, do qual faziam parte o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Cezar Colares, e o conselheiro do TCM Antonio José Guimarães, notoriamente muito próximo ao senador Jader Barbalho​(PMDB).


Jatene elogiou o discurso do líder do Governo, deputado Eliel Faustino​(SDD), agradeceu a ajuda que teve do deputado Raimundo Santos​ (PEN) como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, na tramitação dos projetos de iniciativa do Executivo, especialmente os de criação das taxas mineral e sobre recursos hídricos, e declarou que compreende perfeitamente a postura dos deputados oposicionistas, manifestada pelos deputados Carlos Bordalo​ (PT) e Iran Lima​ (PMDB), festejando a convivência pacífica de tantos pensamentos ideológicos diferentes, o que é natural em um Estado Democrático de Direito. O governador enfatizou, também, que não se incomoda nem um pouco com o fato de o seu partido, o PSDB, não ter o comando direto da Assembleia Legislativa e realçou a capacidade de articulação do presidente Márcio Miranda​ (DEM), que conseguiu, em chapa única, eleger à unanimidade a Mesa Diretora, contemplando todas as bancadas com assento na Casa, e sem qualquer interferência do Poder Executivo, que, tradicionalmente, sempre influenciou decisivamente a escolha. Achou ótimo a chapa ter sido montada de modo independente, até porque reconhece que, se fosse interferir nela, certamente o processo seria contaminado pelas desavenças oriundas da campanha eleitoral.


O Deputado Hilton Aguiar​(SDD) arrancou gargalhada geral pela proposta inusitada que fez ao governador. Convidou-o a inaugurar o terminal hidroviário de Itaituba, no dia do seu aniversário, e, ao ouvir dele que o terminal já está funcionando, não se deu por achado. Pediu então uma visita e se ofereceu para pagar as passagens de Jatene, já que a ordem é não gastar dinheiro com viagens. Bem humorado, Jatene disse que vai agendar uma visita técnica ao terminal fluvial e também verificar o andamento da obra do Hospital Regional do Tapajós, que está sendo erguido no município, em frente ao Hospital Municipal e próximo ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Orçada em R$120 milhões, a obra terá quase 13 mil metros quadrados de área construída, com seis andares. O hospital vai dispor de 160 leitos, sendo 120 operacionais, 10 de UTI adulto, 10 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica e 10 para Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), além de 22 máquinas para hemodiálise e seis salas de cirurgia. Serão oferecidos diversos serviços e especialidades em alta complexidade, como clínica médica, cirurgia, pediatria, obstetrícia e traumato-ortopedia, além de abrigar um completo centro de diagnóstico por imagem, com aparelhos de raios-X, ultrassom e outros. Vai desafogar toda a região, porque hoje os casos mais graves são encaminhados para Santarém, o que aumenta a demanda lá. Quando estiver funcionando, as pessoas não vão mais precisar se deslocar, e moradores de municípios próximos poderão ser atendidos com mais agilidade.


O novo Terminal Hidroviário de Itaituba tem postos do Juizado da Infância e Juventude, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon) e um Centro de Apoio ao Turista, além de salão de embarque/desembarque, passarela, guichês para venda de passagens, guarda volume, lanchonete e banheiros.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Começa a 18ª Legislatura na Alepa

Anterior

TJE-PA escolhe lista tríplice da OAB-PA

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *