Nesta sexta-feira (31), data de nascimento de Bruno de Menezes, a Casa da Linguagem será o palco da programação da Virada Literária, envolvendo performances literárias, exposição varal das ilustrações de Tadeu Lobato e Cláudia Cruz - que darão depoimentos sobre…

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 93/2023, autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de até cem milhões…

A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

Invento sustentável

Vejam que legal: um ex-aluno do curso de Engenharia Elétrica da FEI- Fundação Educacional Inaciana, de São Paulo, Vinícius Rizzo, 23 anos, orientado pelo professor Mario Kawano, desenvolveu gerador acoplado a uma roda d’água para conseguir energia elétrica de fontes renováveis em locais distantes dos centros urbanos. O equipamento completo custa cerca de R$ 3,7 mil. Para obter a energia, a pessoa pode instalar o equipamento embaixo da barragem de uma lagoa. Essa água vai para a roda, que, ao girar, gera energia elétrica. Para essa energia alimentar a casa, é necessário um no break. A energia acumulada em baterias, de aproximadamente 27 watts, é capaz de alimentar lâmpadas, rádio e televisão. Parte do dia a roda pode fazer o bombeamento da água, que quando finalizado inicia o processo para armazenamento da energia. O gerador tem acoplamento direto com a roda d’água. Foi desenvolvido para trabalhar em 70 rpm e é sintonizado, ou seja, só gera energia elétrica nessa rotação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *