Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

As Diretorias de Combate à Corrupção e de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará prenderam hoje (28), no Distrito Federal, durante a Operação "Litania”, uma falsa empresária e sócios-proprietários que utilizavam empresa de fachada como instituição financeira para…

A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará publicou extrato de dispensa de licitação para contratar a Prodepa, por R$800.427,88, a fim de desenvolver novo site da Transparência do Governo do Pará, com criação de nova arquitetura de informação, navegação…

Andar de motocicleta proporciona histórias, experiências e adrenalina. Motos oferecem facilidade de locomoção rápida e de conseguir estacionamento. Mas a liberdade é, sem dúvida, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é…

HRBA usa lixo para produzir alimentos

Vejam só que belo exemplo a ser seguido: o lixo orgânico  que antes era destinado ao aterro sanitário municipal tem sido reaproveitado no processo de compostagem realizado dentro do próprio Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna, e é usado para a produção de verduras, legumes e frutas. Este ano, a horta do hospital já produziu quase 300 quilos de alimentos, 100 Kg só de hortaliças leves, como couve e cebolinha, livres de agrotóxicos. Macaxeiras e batatas-doces, por exemplo, viraram opção para o lanche da tarde. Ainda é pouco, porque o HRBA produz quatro toneladas de lixo orgânico por mês, em média, mas é um começo animador.

Os acompanhantes dos pacientes também podem participar de oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis. O Comitê de Sustentabilidade do hospital atua também em parceria com escolas, associações de moradores e entidades públicas e privadas. As iniciativas de sustentabilidade já beneficiaram mais de dez instituições, com oficinas de artesanato e doação de lixeiras sustentáveis. 

Neste ano, o HRBA, que é estadual, se tornou o primeiro hospital público do Brasil a obter o selo Materiality Disclosures, emitido pela Global Reporting Initiative, e recebeu, em 2016, o prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *