0
O governador Simão Jatene já escolheu o novo procurador geral de Justiça. É o promotor de justiça Gilberto Valente Martins, segundo colocado na lista tríplice eleita pelo Ministério Público do Estado do Pará. A nomeação será publicada na segunda-feira no Diário Oficial. 

Nascido em Belém, em 28 de dezembro de 1961, graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, Gilberto Martins já foi por duas vezes membro titular do CNJ, o Conselho Nacional de Justiça. 

No início de sua trajetória profissional, atuou como estagiário do Tribunal de Justiça do Pará, no Cartório Rhossard (2º Ofício Cível) e na assessoria jurídica da Companhia de Desenvolvimento de Barcarena (Codebar). Foi Defensor Público Estadual e atuou como chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do Estado do Pará. Tornou-se promotor de justiça em 1990, tendo exercido funções de assessoria ao Procurador-Geral de Justiça, na 1° Promotoria de Justiça Militar, na fiscalização da atividade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Integrou o Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas e o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas. 

Ao longo de sua carreira, o futuro PGJ participou de diversas ações integradas de repressão ao crime organizado, tendo colaborado também com os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pirataria, criada pela Câmara dos Deputados em 2003. Na Agência Brasileira de Inteligência – Abin, fez o 1º Curso Básico de Inteligência para Membros do Ministério Público Brasileiro, e no Ministério da Defesa cursou a Escola de Inteligência Militar do Exército, com estágio especial de Inteligência para o Ministério Público Militar e o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas – GNCOC. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

45 anos da Feira do Som

Anterior

Troca de comando na CPH e Cosanpa

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *