Publicado em: 18 de agosto de 2025
Dia 19 de agosto é o dia mundial da fotografia. Nesta data, em 1839, Louis Daguerre apresentou o daguerreótipo na Academia de Belas Artes da França. Agosto é também o mês de aniversário da Fotoativa, que celebra com dois eventos gratuitos e abertos ao público em geral.
Abre nesta terça-feira, 19, a exposição Fotoativa 40 anos, teia fluxos e resistência, reunindo 35 imagens assinadas por fotógrafos que atravessaram ou foram atravessados pelas vivências propostas pela entidade nas últimas décadas.
Os curadores Orlando Maneschy e Maria Christina, com assistência de Lucas Negrão, sinalizam aspectos da história da fotografia local, ao criar um percurso visual no desenho da exposição, elegendo imagens expressivas de cada participante, de maneira a pontuar as características que fazem da fotografia paraense uma das mais importantes no cenário nacional, sinalizando categorias diferenciadas na criação ou captação da imagem, assim como os objetivos, mas não apenas, como também aspectos conceituais que estão por trás de cada obra.
É possível observar as várias tendências e estilos, diz Maria Christina: “optamos por escolher uma síntese do trabalho de cada profissional convidado, de maneira a criar um conjunto de imagens que traduzisse os vários percursos ali reunidos”, ela explica.
A mesma exposição, com alguma variação, foi montada na galeria do Sesc Ver-o-Peso, e na Galeria da Unama, por ocasião dos festejos de 40 anos da Fotoativa. “Com esta edição, na sede da associação, fechamos o ciclo da mostra, mas mantemos as comemorações, iniciadas no projeto Fotoativa 40 anos-luz, selecionado no programa Petrobras Cultural, que patrocina nossas ações até o início do ano que vem” explica Irene Almeida, presidente da Fotoativa.
Alberto Bitar, Alexandre Sequeira, Ana Catarina, Claudia Leão, Claudio Ferreira, Eduardo Kalif, Elza Lima, Fatinha Silva, Flávya Mutran, Guy Veloso, Ionaldo Rodrigues, Irene Almeida, Jorane Castro, Jorge Ramos, Joyce Nabiça, Laura Castro, Luiz Braga, Lucas Negrão, Maria Christina, Mariano Klautau Filho, Michel Pinho, Miguel Chikaoka, Octavio Cardoso, Orlando Maneschy, Patrick Pardini, Paula Sampaio, Paulo Santos, Raio Verde, Ronney Alano, Samir Dams, Sinvall Garcia, Suely Nascimento e Walda Marques.
O tradicional Café Fotográfico, na quinta-feira, 21, sob o tema “Entre um Corre e Outro, uma Fotografia”, será com o artista Samir Dams, que compartilhará sua pesquisa visual dos últimos anos.
Desenvolvida no bairro do Comércio, em Belém do Pará, ao longo dos últimos 11 anos, a pesquisa de Samir revela fragmentos do cotidiano urbano, os fluxos, intervalos e encontros fortuitos, capturados entre o movimento incessante das ruas e a pausa atenta do olhar. As imagens transitam entre o documental e o poético, criando uma cartografia visual que busca compreender e reinventar a paisagem amazônica contemporânea a partir de seu centro histórico.
Samir Dams é artista visual e pesquisador, natural de Belém do Pará, Brasil. Sua produção artística investiga as múltiplas possibilidades de representação da paisagem amazônica urbana, especialmente do bairro do Comércio, no centro histórico de Belém, por meio de fotografias, instalações, desenhos e materiais reciclados coletados no próprio território. A longo de mais de uma década, construiu um corpo de trabalho que combina observação sensível, memória social e experimentação plástica. Mestrando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará, pesquisa o fotoclubismo brasileiro, com ênfase no Foto Clube do Pará, contribuindo para revisar, aprofundar e ampliar a história da fotografia na Amazônia e no Brasil.
Outras ações serão realizadas pela FotoAtiva dentro da programação do mês de agosto.
Serviço
Exposição Fotoativa 40 anos. Teia fluxos e resistência.
Vernissage: 19 de agosto de 2025
Às 19h
Associação Fotoativa
Praça das Mercês, 19. Campina
Entrada franca
Café Fotográfico
Entre um Corre e Outro uma Fotografia
Com Samir Dams
Dia 21 de agosto de 2025
Às 18h30
Sesc Teatro Casa Isaura Campos
Trav. Quintino Bocaiúva, 569/575. Reduto
Entrada franca



Comentários