Na terça-feira da semana passada (19), quando estava em votação no plenário da Assembleia Legislativa projeto de Indicação de autoria da deputada Professora Nilse Pinheiro transformando o Conselho Estadual de Educação em autarquia, detentora de autonomia deliberativa, financeira e administrativa,…

A desgraça sempre chega a galope, mas tudo o que é bom se arrasta indefinidamente no Brasil, o país dos contrastes e contradições, rico por natureza, com poucos bilionários e povo abaixo da linha da pobreza. Parece inacreditável, mas tramita…

O prefeito de Oriximiná, Delegado Willian Fonseca, foi reconduzido ao cargo pelo juiz titular da Vara Única daComarca local, Wallace Carneiro de Sousa, e literalmente voltou a tomar posse nos braços do povo. Era por volta do meio-dia, hoje (26),…

A equipe multidisciplinar do centro obstétrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém (PA), vivenciou uma experiência rara e emocionante: o parto empelicado. Imaginem um bebê nascendo dentro da placenta intacta, com os movimentos visíveis, praticamente ainda…

Formandos protestam contra exclusividade

Os formandos 2017 da Estácio FAP procuraram o blog a fim de expor o problema que um momento que deveria ser de alegria virou dor de cabeça, tudo porque a faculdade quer “enfiar goela abaixo” uma única empresa para fazer os registros de foto e vídeo no dia da formatura. A empresa é a JK produções, que tem um contrato de exclusividade com a Estácio FAP. Nenhum estudante poderá levar outro profissional que não seja da JK e muito menos uma câmera profissional para fazer o registro. A exclusividade para a JK se aplica a todos os cursos que irão receber o grau no dia 17 de março. Os estudantes encheram de reclamações a fan page da empresa.
Alegam que a faculdade fala que a solenidade é “de graça”, dá a beca, porém o pacote de fotografia com a JK não sai por menos de R$300 e eles dizem que nem conhecem a equipe. As turmas vão procurar a Defensoria Pública e a Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público e exigir seus direitos.



O blog ouviu a FAP,que enviou a seguinte nota:


“A solenidade oficial de Colação de Grau é ato institucional, sendo de responsabilidade exclusiva da Instituição de Ensino Superior – IES. A Lei Federal n.º 9.394 de 1996 (LBD), no seu artigo 53, inciso VI, assim determina: 
Art. 53. No exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições: 
VI – conferir graus, diplomas e outros títulos. Por se tratar de ato oficial da IES, bem como exigir protocolo especial, a cerimônia deve ser conduzida e orientada pelas normas definidas pela própria Instituição de Ensino Superior, a qual é responsável pela total organização e chancela da cerimônia oficial de colação que confere grau aos alunos. 


A Faculdade Estácio do Pará, em consonância com as Unidades da Estácio de todo o Brasil, segue o regimento de contratação de empresa terceirizada para a realização do ato solene. Assim, realiza todas as solenidades oficiais de colação de grau, proporcionando eventos de alto nível sem custos para os alunos, que atualmente são informados disto desde o início do curso. 


A Faculdade garante serviços como: becas completas para formandos, canudos com a marca da Estácio, local para a realização do evento, decoração e iluminação cênica, sonorização e projeção em telões, recepcionistas, seguranças e cerimonialistas, por meio da contratação de uma empresa terceirizada. Isto não impede que os alunos e seus familiares e convidados levem câmeras pessoais para registro que poderão ser utilizados em todo o salão, com restrição apenas para o palco e bastidores, mas a presença de outros profissionais de fotografia atrapalharia o curso da solenidade, haja vista que as turmas envolvem centenas de alunos de vários cursos.”


A verdade é que essas cerimônias e festas de colação de grau, assim como as de conclusão do ensino médio, são um nicho bem movimentado do mercado de eventos. Com a palavra, os defensores públicos e os promotores de justiça.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *