0
Os formandos 2017 da Estácio FAP procuraram o blog a fim de expor o problema que um momento que deveria ser de alegria virou dor de cabeça, tudo porque a faculdade quer “enfiar goela abaixo” uma única empresa para fazer os registros de foto e vídeo no dia da formatura. A empresa é a JK produções, que tem um contrato de exclusividade com a Estácio FAP. Nenhum estudante poderá levar outro profissional que não seja da JK e muito menos uma câmera profissional para fazer o registro. A exclusividade para a JK se aplica a todos os cursos que irão receber o grau no dia 17 de março. Os estudantes encheram de reclamações a fan page da empresa.
Alegam que a faculdade fala que a solenidade é “de graça”, dá a beca, porém o pacote de fotografia com a JK não sai por menos de R$300 e eles dizem que nem conhecem a equipe. As turmas vão procurar a Defensoria Pública e a Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público e exigir seus direitos.



O blog ouviu a FAP,que enviou a seguinte nota:


“A solenidade oficial de Colação de Grau é ato institucional, sendo de responsabilidade exclusiva da Instituição de Ensino Superior – IES. A Lei Federal n.º 9.394 de 1996 (LBD), no seu artigo 53, inciso VI, assim determina: 
Art. 53. No exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições: 
VI – conferir graus, diplomas e outros títulos. Por se tratar de ato oficial da IES, bem como exigir protocolo especial, a cerimônia deve ser conduzida e orientada pelas normas definidas pela própria Instituição de Ensino Superior, a qual é responsável pela total organização e chancela da cerimônia oficial de colação que confere grau aos alunos. 


A Faculdade Estácio do Pará, em consonância com as Unidades da Estácio de todo o Brasil, segue o regimento de contratação de empresa terceirizada para a realização do ato solene. Assim, realiza todas as solenidades oficiais de colação de grau, proporcionando eventos de alto nível sem custos para os alunos, que atualmente são informados disto desde o início do curso. 


A Faculdade garante serviços como: becas completas para formandos, canudos com a marca da Estácio, local para a realização do evento, decoração e iluminação cênica, sonorização e projeção em telões, recepcionistas, seguranças e cerimonialistas, por meio da contratação de uma empresa terceirizada. Isto não impede que os alunos e seus familiares e convidados levem câmeras pessoais para registro que poderão ser utilizados em todo o salão, com restrição apenas para o palco e bastidores, mas a presença de outros profissionais de fotografia atrapalharia o curso da solenidade, haja vista que as turmas envolvem centenas de alunos de vários cursos.”


A verdade é que essas cerimônias e festas de colação de grau, assim como as de conclusão do ensino médio, são um nicho bem movimentado do mercado de eventos. Com a palavra, os defensores públicos e os promotores de justiça.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós

Anterior

Professora sofre tortura e cárcere privado

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *