0
Os cidadãos de Floresta do Araguaia, no sul do Pará, são obrigados a enfrentar 144 quilômetros de estradas para resolver questões judiciais, porque o município até hoje está sob a jurisdição de Conceição do Araguaia.  

Desde 2011, o deputado Fernando Coimbra (PSL) solicitou a instalação da comarca ao TJE-PA, através de moção. Na época, ele anexou pleito semelhante feito pelos vereadores Arly Manoel da Silva e Pequena Vital, ambos de Floresta do Araguaia

A Secretaria de Planejamento, Coordenação e Finanças do Tribunal de Justiça do Estado  fez estudo minucioso e, em dezembro de 2016, apresentou sua conclusão, informando que deverá ser inserida na programação orçamentária e de obras do Poder Judiciário, e já está pronto o levantamento de todas as despesas físicas e funcionais da unidade judiciária.

Além de proporcionar o acesso à justiça, como prevê a Constituição Federal, a nova comarca vai desafogar o judiciário estadual em Conceição do Araguaia. Em Floresta do Araguaia a demanda é grande, até porque é o maior produtor de abacaxi do Brasil, ressaltou Fernando Coimbra, em pronunciamento na tribuna da Alepa, hoje. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Abandono da Transamazônica e Santarém/Cuiabá

Anterior

Alepa vai ter Comissão de Saúde

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *