O Teatro Popular Nazareno Tourinho (praça do Carmo, 48, Cidade Velha), abriu nesta segunda-feira, 20, a exposição “Fauna e Flora Brasileira”, com gravuras que retratam a biodiversidade brasileira, difundindo a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Oswaldo…

O Brasil perdeu 536 mil hectares para o fogo entre janeiro e fevereiro de 2023. A quase totalidade dessa área – 487 mil hectares, ou 90% do total – foi na Amazônia. Os dados são do Monitor do Fogo do…

O vereador Paulo Enildo Dos Santos Oliveira, de Bagre, município do arquipélago do Marajó, foi denunciado por estupro de uma adolescente. A mãe da vítima, ao tomar conhecimento do crime, registrou a ocorrência na Delegacia da Mulher de Breves, receosa…

Três projetos de jovens cientistas parauaras são finalistas na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias - Febrace, em São Paulo, que acontece no período de 20 a 24 deste mês. Dois deles receberam apoio do Governo do Pará, via…

Ficha Limpa

Ontem à noite, na votação do projeto de lei Ficha Limpa, a Câmara Federal rejeitou todas as alterações propostas pelos partidos. Vai ao Senado o mesmo texto apresentado pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), relator do projeto na Casa.

Pela proposta, não podem disputar as eleições os condenados em decisão colegiada por crimes dolosos (em que houve intenção) que preveem penas superiores a dois anos de prisão – como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas, e também recebimento de doações ilegais em campanhas políticas; abuso de poder; crimes contra o meio ambiente e a saúde pública; e magistrados ou integrantes do Ministério Público afastados por sanção disciplinar.

A inelegibilidade é por oito anos. Ah! políticos que renunciarem para evitar a cassação também ficarão inelegíveis.

O Ficha Limpa ainda está sujeito a alterações no Senado. Mas todo e qualquer cidadão pode – e deve – examinar a vida atual e pregressa dos candidatos, para extirpar o mal pela raiz.

De iniciativa popular, o projeto já tem 4 milhões de assinaturas de apoio, segundo o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *