O professor, jornalista e advogado Josué Costa e a diretora do Colégio Estadual Paes de Carvalho lançarão “Fantasmas do Casarão” durante a 27° Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, de 15 a 27 de agosto, no Hangar. Eles já receberam os primeiros exemplares, das mãos do presidente da Imprensa Oficial do Estado, Jorge Panzera, e do editor e coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves. O lançamento será no estande da Ioepa, em data ainda não marcada. O livro relata lendas urbanas e tem como cenário dos acontecimentos uma das instituições mais antigas e seculares da história paraense, o Colégio Paes de Carvalho, conhecido como CEPC.
“Fantasmas do Casarão” é uma obra coletiva com 40 narrativas de visagens e assombrações dentro do prédio do colégio Paes de Carvalho, a mais antiga instituição de ensino do Pará, inaugurada em 1841. “São narrativas de professores, servidores e alunos em um projeto que teve início em 2021, com a composição de textos compartilhados na rede social da escola. Então, resolvemos registrar isso em um livro. A obra não tem a intenção de amedrontar. Algumas histórias têm um tom bem cômico que vai divertir também professores e alunos que já passaram pelo Paes de Carvalho”, revela Josué Costa, que é professor de Filosofia do CEPC.
“É uma satisfação imensa poder lançar uma coletânea de enredos contados nos corredores da escola, que foram coletados e transformados nessa grande obra, que já tem até imagens postada no Instagram com inteligência artificial, colocadas de maneira muito divertida. Os enredos vão prender a atenção do público. “O ‘Casarão da Praça’, como assim chamam a escola de 183 anos, com certeza vai atrair muitos que já passaram por lá e que vão gostar de ouvir as histórias do casarão”, comenta a diretora Alinne Castro.
A obra tem 120 páginas com 40 contos de assombrações, com fotos e ilustrações de alunos.
Comentários