0
 

A Escola Fundação Itaú, em parceria com a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), abriu a primeira turma do Doutorado Profissional em Artes da Cena. As inscrições para o processo seletivo iniciam nesta segunda-feira, dia 25 de agosto, às 9h, e encerram às 18h do dia 15 de setembro de 2025, por meio da plataforma da Escola Fundação Itaú. O curso é gratuito, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), e voltado a pessoas com diploma de pós-graduação stricto sensu em qualquer área do conhecimento, desde que interessadas em desenvolver projetos no campo das artes.

Com duração de três anos e carga horária de 300 horas, a formação contempla quatro vagas e combina aulas presenciais em São Paulo com encontros síncronos online, realizados ao vivo. A proposta do curso é reunir projetos que articulem práticas e saberes acadêmicos, com ênfase em impactos sociais, culturais, educacionais ou tecnológicos. O objetivo é fomentar pesquisas que extrapolem os interesses individuais dos candidatos e se conectem a demandas coletivas nos territórios em que atuam.

As propostas de pesquisa submetidas serão avaliadas conforme critérios como relevância, aplicabilidade, viabilidade e caráter inovador. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 21 de outubro, exclusivamente nos sites da Escola Fundação Itaú e da Escola Superior de Artes Célia Helena. O início das aulas está previsto para 28 de outubro de 2025.

As pesquisas desenvolvidas deverão estar alinhadas a uma das quatro linhas de atuação propostas pelo programa. A primeira, Processos Pedagógicos, abrange práticas educativas formais e não-formais, mediação cultural, arte-educação e formação por meio da arte. A segunda, Gestão de Processos, contempla produção cultural, administração de espaços, gestão de equipes, políticas públicas, curadoria e mediação. A terceira, Processos Criativos, foca na criação autoral inédita em linguagens diversas e no desenvolvimento de produtos culturais, como registros audiovisuais, catálogos e exposições. A quarta linha, Memória e Acervo, refere-se à sistematização de arquivos, biografias de artistas e instituições de relevância para as artes e a educação.

O Doutorado Profissional em Artes da Cena insere-se em um conjunto mais amplo de iniciativas promovidas pela Fundação Itaú no campo acadêmico, como as cátedras estratégicas Olavo Setubal, realizada com o Instituto de Estudos Avançados da USP, e a Alfredo Bosi, voltada à formação de professores da educação básica em parceria com o Itaú Social. A mais recente edição da Cátedra Olavo Setubal, intitulada “Territórios: Diversidades, Desigualdades e Aprendizados Sociais”, é conduzida por Alemberg Quindins, Fernando José Almeida e Nísia Trindade Lima.

Entre os mestrados profissionais oferecidos, estão: Comunicação Digital e Cultura de Dados (FGV-RJ), Gestão e Políticas Públicas com Ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (FGV-SP), Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas (UFRGS), e Formação de Formadores com foco nos Anos Finais do Ensino Fundamental (PUC-SP). Também são apoiados mestrados e doutorados voltados à gestão cultural, avaliação de políticas públicas e inteligência artificial na educação, em colaboração com instituições como a UFC e a Universidade de Columbia (EUA).

Foto: Jennifer Glass / Escola Fundação Itaú

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

“Terra de Icamiaba” de Abguar Bastos: O Modernismo a partir da Amazônia

Anterior

Quinto Constitucional da Advocacia: um caminho para servir ao interesse público.

Próximo

Você pode gostar

Comentários