Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Educação cidadã

O deputado Luis Cunha apresentou projeto de lei implantando assistência psicológica e psicopedagógica nas escolas públicas da rede estadual, para diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem. O projeto também dispõe sobre medidas a serem adotadas em caso de evasão escolar ou reiteração de faltas injustificadas de criança ou adolescente às aulas. “É ponto pacífico que não existe sucesso econômico e social para um país sem um sistema de formação bem estruturado, sólido e completo. Educar requer engajamento, amor. Pressupõe formação permanente, respeito às diferenças, postura ética, atuação participativa, crítica. Requer espaços pedagógicos, inclusão. Precisamos ir além, e conceber a educação articulada com os quatros pilares propostos pela Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros, aprender a ser. Ter a coragem de provocar a desconstrução do sistema educativo em vigor e gestar novos paradigmas, outro viver possível, onde coexistam, em uníssono, educação e cidadania”, argumentou o deputado.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *