Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

As Diretorias de Combate à Corrupção e de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará prenderam hoje (28), no Distrito Federal, durante a Operação "Litania”, uma falsa empresária e sócios-proprietários que utilizavam empresa de fachada como instituição financeira para…

A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará publicou extrato de dispensa de licitação para contratar a Prodepa, por R$800.427,88, a fim de desenvolver novo site da Transparência do Governo do Pará, com criação de nova arquitetura de informação, navegação…

Andar de motocicleta proporciona histórias, experiências e adrenalina. Motos oferecem facilidade de locomoção rápida e de conseguir estacionamento. Mas a liberdade é, sem dúvida, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é…

Doutô, ninguém é onça de ninguém!

Na boca do Tamuataí, com o Uruará, braço do Amazonas, em Prainha, oeste do Pará, ouvi a melhor contestação a Thomas Hobbes de toda a minha vida acadêmica. Foi a despedida de um agricultor após 52 dias de acampamento em defesa da reserva extrativista Renascer, onde as madeireiras aterram até as nascentes dos rios para esgotar os estoques de madeira de lei da região. E ele tinha razões de sobra para acreditar que o homem é o lobo do homem, como afirmava o autor do Leviatã.

Durante um ataque organizado na semana passada contra o acampamento dos agricultores, dois companheiros dele foram feridos a bala e por muito pouco não houve mortos. No entanto, o agricultor ensina: “doutô, ninguém é onça de ninguém!”. A frase, digna de constar em Grande Sertão: Veredas, define com precisão o novo modelo de desenvolvimento que defendemos para o Pará, construído muitas vezes no embate junto com o povo. Vivemos as dores do parto
.”

(Cláudio Puty, chefe da Casa Civil do governo do Estado, em relato no seu blog sobre a missão na Reserva Extrativista Renascer, no município de Prainha).

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *