Em reunião conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18) foi aprovado o projeto de lei nº 363/2021, que autoriza o Governo do Pará a contratar operação…

Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 245/2021, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a denominação do Arquivo Público do Estado do Pará, em homenagem ao jurista e professor paraense Zeno Augusto de Bastos Veloso,…

Documentários do Pará no YouTube

Vejam que legal: “Cametá. Histórias para ouvir e contar” (foto), “Mosqueiro: Ilha dos Sabores”“Pau e corda, histórias de carimbó” “Mora na Filosofia”,  e “Beneditos”, documentários que retratam a música, a gastronomia e a literatura parauaras, produzidos pela TV Cultura do Pará, estão disponíveis no canal do Portal Cultura no YouTube.  


Dirigido por Roger Paes, “Cametá. Histórias para ouvir e contar” (foto), mergulha no universo das narrativas populares e mostra a riqueza cultural do município, localizado na região do Baixo Tocantins, registrando histórias repassadas de geração a geração. “Mosqueiro: Ilha dos Sabores”, também com direção de Roger Paes, acompanha os internautas numa expedição gastronômica pela maior ilha de Belém. A partir de vários personagens, o público conhece iguarias como o camarão no bafo, o urucum engarrafado, as tapioquinhas, o mingau de banana, o pastelzinho, o peixe frito e o doce Adelaide, entre outras delícias. “Pau e corda, histórias de carimbó”, de Robson Fonseca, é uma viagem nos ritmos paraenses que percorre Belém, Santarém Novo, Curuçá e Marapanim, gravando em cada cidade videoclipes com vários grupos, com várias vertentes do carimbó – praiano, rural e urbano.
Já “Mora na Filosofia”, de Júnior Braga, reúne depoimentos de pessoas que conviveram com o filósofo e escritor paraense Benedito Nunes, falando sobre a personalidade desse que foi um dos maiores intelectuais da atualidade e a importância de sua obra. “Beneditos”, com direção de Lygia Maria, lança olhar aprofundado sobre a Marujada, uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais do Pará. Além de esmoladores, promesseiros e marujas, “Beneditos” tem entrevistas com o historiador Dário Benedito Rodrigues, o linguista José Guilherme Fernandes, o músico Toni Soares, o padre Nelson Magalhães e ainda o presidente da Irmandade de São Benedito, João Batista Pinheiro, entre outros. Assistam.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *