O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

Documentários do Pará no YouTube

Vejam que legal: “Cametá. Histórias para ouvir e contar” (foto), “Mosqueiro: Ilha dos Sabores”“Pau e corda, histórias de carimbó” “Mora na Filosofia”,  e “Beneditos”, documentários que retratam a música, a gastronomia e a literatura parauaras, produzidos pela TV Cultura do Pará, estão disponíveis no canal do Portal Cultura no YouTube.  


Dirigido por Roger Paes, “Cametá. Histórias para ouvir e contar” (foto), mergulha no universo das narrativas populares e mostra a riqueza cultural do município, localizado na região do Baixo Tocantins, registrando histórias repassadas de geração a geração. “Mosqueiro: Ilha dos Sabores”, também com direção de Roger Paes, acompanha os internautas numa expedição gastronômica pela maior ilha de Belém. A partir de vários personagens, o público conhece iguarias como o camarão no bafo, o urucum engarrafado, as tapioquinhas, o mingau de banana, o pastelzinho, o peixe frito e o doce Adelaide, entre outras delícias. “Pau e corda, histórias de carimbó”, de Robson Fonseca, é uma viagem nos ritmos paraenses que percorre Belém, Santarém Novo, Curuçá e Marapanim, gravando em cada cidade videoclipes com vários grupos, com várias vertentes do carimbó – praiano, rural e urbano.
Já “Mora na Filosofia”, de Júnior Braga, reúne depoimentos de pessoas que conviveram com o filósofo e escritor paraense Benedito Nunes, falando sobre a personalidade desse que foi um dos maiores intelectuais da atualidade e a importância de sua obra. “Beneditos”, com direção de Lygia Maria, lança olhar aprofundado sobre a Marujada, uma das mais importantes manifestações religiosas e culturais do Pará. Além de esmoladores, promesseiros e marujas, “Beneditos” tem entrevistas com o historiador Dário Benedito Rodrigues, o linguista José Guilherme Fernandes, o músico Toni Soares, o padre Nelson Magalhães e ainda o presidente da Irmandade de São Benedito, João Batista Pinheiro, entre outros. Assistam.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *