Publicado em: 12 de fevereiro de 2016
Os empresários César Ramalheiro, Roberto Branco e Alberto Oliveira, da Associação Comercial e Empresarial e do Sindilojas de Santarém, vieram a Belém tratar das providências para a implantação do primeiro Distrito Industrial do Oeste do Pará. Foram recebidos pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará, Olavo das Neves, e os diretores Raimundo Wanderley, Helvio Arruda, Lucélia Guedes, Marinoel Manolo e Vitor Fonseca.
Em 19 de agosto do ano passado, o secretário de Estado Adnan Demachki, de Desenvolvimento Econômico Mineração e Energia, Olavo das Neves (Codec) e o prefeito de Santarém, Alexandre Von, assinaram o Protocolo de Intenções nº 001/2015, pelo qual a Codec irá adquirir área para a implantação do Distrito Industrial de Santarém, mediante contrapartida do município, pagando 75% do valor de compra; promover estudos e elaborar plantas e diretrizes, projetar, implantar e administrar, diretamente, o Distrito Industrial de Santarém, seus serviços e atividades de apoio, nos termos da lei estadual nº 4.686/73, combinada com a lei estadual nº 8.098/2015, definindo as prioridades de acordo com os critérios estabelecidos pelo Governo do Estado e Prefeitura de Santarém.
Por sua vez, o município se comprometeu a pagar 25% do valor de compra da área do Distrito Industrial; transferir para lá indústrias indevida e inadequadamente instaladas em bairros urbanos, projetar e implantar o arruamento, bem como apoiar a eletrificação e iluminação do local; providenciar infraestrutura de acesso e manter uma creche destinada aos filhos de colaboradores das empresas.
“Trata-se de um sonho antigo do empresariado e da população santarena. Certamente será um divisor de águas para a região, pois vai possibilitar a verticalização do processo produtivo e alavancar a geração de emprego e renda para a região”, destaca César Ramalheiros, presidente da Associação Comercial de Santarém.









Comentários