Na terça-feira da semana passada (19), quando estava em votação no plenário da Assembleia Legislativa projeto de Indicação de autoria da deputada Professora Nilse Pinheiro transformando o Conselho Estadual de Educação em autarquia, detentora de autonomia deliberativa, financeira e administrativa,…

A desgraça sempre chega a galope, mas tudo o que é bom se arrasta indefinidamente no Brasil, o país dos contrastes e contradições, rico por natureza, com poucos bilionários e povo abaixo da linha da pobreza. Parece inacreditável, mas tramita…

O prefeito de Oriximiná, Delegado Willian Fonseca, foi reconduzido ao cargo pelo juiz titular da Vara Única daComarca local, Wallace Carneiro de Sousa, e literalmente voltou a tomar posse nos braços do povo. Era por volta do meio-dia, hoje (26),…

A equipe multidisciplinar do centro obstétrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém (PA), vivenciou uma experiência rara e emocionante: o parto empelicado. Imaginem um bebê nascendo dentro da placenta intacta, com os movimentos visíveis, praticamente ainda…

Disputa para a Câmara Federal será acirrada

A Alepa deve ter uma renovação significativa nas eleições de 2018. É que vários deputados já sinalizam que vão tentar uma vaga na Câmara Federal. É o caso de Celso Sabino(PSDB), Júnior Ferrari(PSD), Cássio Andrade(PSB), Belo(PROS), Eduardo Costa(PTB) e Fernando Coimbra(PPL). Raimundo Santos(PEN) está pensando se vai ou se fica tomando conta dos netos. O presidente da Casa, deputado Márcio Miranda(DEM), deverá ser candidato ao Senado. Já o deputado Sidney Rosa(PSB) não esconde que almeja se candidatar ao Governo do Estado.

Aliás, os prefeitos de Tucuruí, Sancler Ferreira(PPS) – que é marido da deputada Eliana Lima(PSDB) – e de Capanema,  Eslon Martins(PSDB), também vão disputar um mandato federal.


O PSDB só conseguiu eleger Nilson Pinto para a Câmara Federal, em 2014. Mas no próximo pleito a disputa será acirradíssima dentro do ninho tucano e todos já estão trabalhando para consolidar alianças. A secretária de Estado Izabela Jatene deve se lançar candidata, assim como vários empresários muito fortes, entre eles o segundo maior comprador de ouro do Brasil, Dirceu Frederico, que mora em Itaituba, é presidente da Associação Nacional do Ouro, sócio da maior DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) da cidade, e cujas propriedades incluem três aviões. 

Na avaliação do deputado Celso Sabino(PSDB), o seu partido tem deixado de crescer para permitir o fortalecimento de aliados. Em Belém a sigla só elegeu um vereador. Mas a maioria absoluta dos futuros integrantes da Câmara Municipal é alinhada com o governo do Estado. O mesmo acontece em relação às prefeituras. O PSDB do Pará passou de 3o para 32 prefeitos nas eleições deste ano, mas a base governista chega a 92 prefeitos, podendo ampliar ainda com Nélio Aguiar(DEM), em Santarém, e com Zenaldo Coutinho em Belém, se eleito agora no segundo turno.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *