0
 
A Alepa deve ter uma renovação significativa nas eleições de 2018. É que vários deputados já sinalizam que vão tentar uma vaga na Câmara Federal. É o caso de Celso Sabino(PSDB), Júnior Ferrari(PSD), Cássio Andrade(PSB), Belo(PROS), Eduardo Costa(PTB) e Fernando Coimbra(PPL). Raimundo Santos(PEN) está pensando se vai ou se fica tomando conta dos netos. O presidente da Casa, deputado Márcio Miranda(DEM), deverá ser candidato ao Senado. Já o deputado Sidney Rosa(PSB) não esconde que almeja se candidatar ao Governo do Estado.

Aliás, os prefeitos de Tucuruí, Sancler Ferreira(PPS) – que é marido da deputada Eliana Lima(PSDB) – e de Capanema,  Eslon Martins(PSDB), também vão disputar um mandato federal.


O PSDB só conseguiu eleger Nilson Pinto para a Câmara Federal, em 2014. Mas no próximo pleito a disputa será acirradíssima dentro do ninho tucano e todos já estão trabalhando para consolidar alianças. A secretária de Estado Izabela Jatene deve se lançar candidata, assim como vários empresários muito fortes, entre eles o segundo maior comprador de ouro do Brasil, Dirceu Frederico, que mora em Itaituba, é presidente da Associação Nacional do Ouro, sócio da maior DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) da cidade, e cujas propriedades incluem três aviões. 

Na avaliação do deputado Celso Sabino(PSDB), o seu partido tem deixado de crescer para permitir o fortalecimento de aliados. Em Belém a sigla só elegeu um vereador. Mas a maioria absoluta dos futuros integrantes da Câmara Municipal é alinhada com o governo do Estado. O mesmo acontece em relação às prefeituras. O PSDB do Pará passou de 3o para 32 prefeitos nas eleições deste ano, mas a base governista chega a 92 prefeitos, podendo ampliar ainda com Nélio Aguiar(DEM), em Santarém, e com Zenaldo Coutinho em Belém, se eleito agora no segundo turno.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Novo deputado assume vaga na Alepa em janeiro

Anterior

Governo vetou projeto fruto de acordo

Próximo

Você pode gostar

Comentários