Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Hoje, dia 23 de julho de 2021 às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará realizada a nona “Live em Memória” da programação alusiva aos 121 anos do Silogeu, desta vez em homenagem ao centenário de nascimento do Almirante…

Dilma propõe pacto pela governabilidade

                                                                                     Fotos de Ichio Guerra

presidente Dilma Rousseff está reunida com os governadores de todas as regiões do País, pela primeira vez  no segundo mandato. E o tema central é o pacto federativo. Dilma propõe um pacto pela governabilidade e pede ajuda na aprovação de matérias que estão em pauta no Congresso Nacional. A posição do governador Simão Jatene na mesa de debates e na foto oficial dá uma ideia da importância do Pará na estratégia do governo federal: primeira fila e ao lado dos ministros mais destacados. Não é à toa: estado minerador e produtor de energia hidrelétrica, que faz toda a diferença na balança comercial do Brasil, além de finalmente ser  reconhecido como a grande saída para a integração nacional, redução do custo de transporte – e competitividade no mercado mundial dos produtos nacionais – , com escoamento da produção pelos seus portos, muito mais próximos da Europa e Estados Unidos, é a hora e a vez do Pará.

Defensor há anos da revisão do pacto federativo e porta-voz dos governadores nos últimos encontros, Jatene tem sido protagonista e como tal foi recebido por Dilma, suplantando as diferenças ideológicas e partidárias. Aliás, em sua fala, a presidente propôs aos governadores um pacto nacional pela redução de homicídios e defendeu a cooperação entre os governos federal e estaduais. O Brasil lidera o ranking em número absoluto de homicídios no mundo. Para um Estado com dimensões continentais como o Pará, que tem suas fronteiras escancaradas ao tráfico de drogas, de pessoas e de armas, até que enfim a União parece se dar conta de suas responsabilidades. Aguardemos o resultado prático do encontro.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *