0
18 de outubro foi escolhido Dia dos Médicos por ser consagrado pela Igreja a São Lucas, terceiro evangelista do Novo Testamento e autor do Ato dos Apóstolos. Segundo a tradição, São Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos demais países que professam o cristianismo (Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá, Estados Unidos) é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório S. Lucas, em São Paulo, em seu livro “Médico, pintor e santo“, refere que, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do Colégio dos filósofos e dos médicos.
Aos médicos que fazem de sua profissão um ato de amor ao próximo, muitas vezes abrindo mão do conforto e da vida pessoal e social para salvar vidas, os merecidos parabéns por tão nobre exercício.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Só parentes & empregados defendem

Anterior

O que não tem conserto

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *